quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024

RN se prepara para comandar transição

- Publicidade -

Cassiano Arruda Câmara

A governadora Fátima Bezerra disse que o Rio Grande do Norte já lidera nacionalmente a produção de energia eólica, o que contribui para que, agora, se torne protagonista no novo cenário da transição energética: – O combustível do futuro dialoga com esta necessidade imperiosa no contexto da crise climática em que vivemos, afirmou a chefe do Governo ao apresentar a proposta do marco legal do setor de hidrogênio verde e da chamada indústria verde.


O objetivo do Programa Estadual de Hidrogênio Verde é definir bases, diretrizes e ações para o desenvolvimento da área. Nesse sentido foram realizadas análises de mercado e do potencial do RN, bem como a modelagem e o aprimoramento do programa, explica o professor Mário González, que lidera a equipe técnica do projeto.


O reitor Daniel Diniz destacou que a sustentabilidade é tema central do projeto e parabenizou a iniciativa do governo estadual. A governadora Fátima Bezerra salientou que a expertise da UFRN na área das energias renováveis é trunfo para colocar o RN no protagonismo da transição energética.

Oficinas do Pró-Sertão querem se emancipar

Vivendo uma grande frustração depois da anunciada presença no RN da Coteminas, ao lado da SHEIN, gigante chinesa do mercado, participantes do Programa Pró-Sertão, iniciaram uma luta pela própria emancipação, inclusive com marca própria e direito de ir ao mercado.


O assunto foi tratado numa reunião da Associação Seridoense de Confecções com a governadora Fátima Bezerra. Os confeccionistas reivindicaram os mesmos incentivos assegurados aos fabricantes de bonés e a governadora repetiu seu interesse em ajudar as confecções.


As empresas que formam a associação oferecem quatro mil empregos, em 37 municípios do RN, e enxergam na emancipação o caminho da sobrevivência sem estarem condenadas a se ligar a uma empresa maior, integradora, como aconteceu ultimamente.

Depois de 13 meses Jair planta seu bolsonarismo

O ex-presidente Jair Bolsonaro retornou a Natal, depois de 13 meses, para plantar o bolsonarismo, a partir da instalação da Plataforma de Educação à Distância de Formação Política do PL, que manterá parte da militância mais facilmente mobilizada.


Bolsonaro hospedou-se no Porto Brasil, na Praia de Pirangi, o primeiro condomínio de luxo do litoral de Natal, lançado há 30 anos, com 67 casas e 349 apartamentos distante a 12 m. Hospedou-se na casa do publicitário Rogério Nunes. Em compensação teve uma programação gastronômica em todas as refeições na região metropolitana.


Do ponto de vista político, o comando da visita de Bolsonaro ao RN foi toda do senador Rogério Marinho, e não se sabe ainda da posição dele em relação a um candidato do bolsonarismo a prefeito de Natal, o deputado General Girão.

RN emplacou duas das 20 melhores empresas do Agro

O jornal “Valor Econômico” divulgou, ontem, a sua lista das Melhores Empresas do Agro, no Brasil.
Nosso Rio Grande do Norte emplacou duas das melhores empresas do Agronegócio: 1 – Agrícola Famosa (Frutas, Flores e Hortaliças); 2 – Três Corações (Indústria de Café).
A Agrícola Famosa já havia sido a campeã do segmento, no exercício passado.

Ideologia não atrapalha Banco Mundial e o RN

O Governo petista do Rio Grande do Norte e o Banco Mundial estão dando exemplo que a ideologia, nem sempre, pode significar um problema no relacionamento de entidades tão distantes como o Banco Mundial e um Governo do PT.


Nos últimos dias foi feita a prestação de contas de R$ 1,8 bilhão engatado com a segunda fase do programa Governo Cidadão, com mais R$ 878 milhões.


“O Rio Grande do Norte fez o dever de casa e está pronto para investir mais 180 milhões de dólares na construção de um Estado próspero, digno e justo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra ao receber a confirmação da segunda fase do empréstimo da gerente de operações do Banco Mundial no Brasil, Sophie Naudeau.


Para a nova fase do acordo de empréstimo, o RN vai concentrar os investimentos em estradas, agricultura e turismo. Os projetos já estão prontos e começarão a ser executados imediatamente após a liberação dos recursos.

Lula autoriza anistia para o Fundo do NE

Um assunto que vem sendo tratado há mais de dez anos e esteve quase resolvido no fim do Governo Bolsonaro vai ser enfrentado agora. Antes de viajar para a Arábia, Lula autorizou e ampliou os efeitos da medida que engloba o Fundo Constitucional do Nordeste, gerido pelo BNB.


Os bancos agora possuem uma autorização para realizar “renegociação extraordinária de operações de crédito” que, no caso do Nordeste, terá uma abrangência próxima de uma anistia para os pequenos e médios devedores.

Música que representa o RN chega ao centenário

“Praieira dos meus amores”, letra de Otoniel Menezes, e música de Eduardo Medeiros, canção que melhor representa nosso Rio Grande do Norte, completa um século, dia 12.


Depois de uma temporada na Espanha, Diógenes da Cunha Lima começa a cuidar da festa do centenário de “Praieira”, na Academia Norte-rio-grandense de Letras.

Metrópole Digital abre para novas incubadoras

O segundo ciclo de inscrições para adesão ao programa de incubação e pré-incubação de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital foi reaberto até 8 de dezembro.


Os empreendedores selecionados terão a opção de escolher entre as modalidades residente e não residente. Na primeira, os participantes terão acesso a espaço físico dentro do Metrópole Parque, seja em uso individual ou compartilhado (coworking), de acordo com a etapa do programa. Já na modalidade não residente, os participantes não usufruirão de espaço físico.

3R capacita para oferecer emprego

A 3R Petroleum lança um programa de oferta curso para garantir emprego aqui no Estado. É o 3R Capacita, contando com o apoio do SENAI e IFRN Macau e oferece 15 cursos técnicos, gratuitos, para contratação de quem se capacitou.


Os cursos são de 1 – Operador de Sonda; 2 – Operador de Retroescavadeira; 3 – Operador de campo e de estação; 4 Soldador de chapara, 5; Operador de sala de controle; 6 – Mecânico de Selo; 7 – Usinagem CNG; 8 – Mecânico de Manutenção (Usinagem Convencional); 9 – Técnico de instrumentação industrial; 10 – Tecnico de Automação Industrial; 11 – Proriedades e processamento do petróleo; 12 – Bombas compressoras e eletro eletrônica; 13- Acompanhamento Artificial do Petróleo; 14 – Instrumentação e medição aplicada à indústria do petróleo; e 15 – Tubulações Industriais aplicadas ao Petróleo.


Ao todo são oferecidas 382 vagas gratuitas, nos 15 cursos no interior do RN.

MI-MI-MI

Convocada a convenção estadual do Progressistas para eleger João Maia presidente estadual do partido, sexta-feira, em Natal.
A Vila Nova de Nova Cruz, há 104 anos, em um domingo, foi elevada à categoria de cidade.
O Governo do RN cresce mais um pouco. Está na Assembleia a 20ª Secretaria: Secretaria da Cultura, ao lado da Fundação José Augusto.
São José de Mipibu é a cidade mais chovida do Brasil: – 375 mm em 24 horas, terça-feira.
Dia 9, a UFRN promove uma ação para oferecer conhecimento de robótica a professores do ensino básico.
Completa 73 anos, neste domingo, da ordenação sacerdotal de d. Eugênio de Araújo Sales.
O Grupo Escoteiro Nossa Senhora da Conceição, de Macau, foi reconhecido de Utilidade Pública.
Padre Gentil Pereira do Nascimento é o novo Cidadão Honorário de Natal.
Neste domingo, se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Reconhecido como Patrimônio Cultural e Histórico do RN o “Palácio Cultural o Milton Marques de Medeiros”.
Sábado, na Pinacoteca do Estado (Palácio Potengi), tem a abertura da exposição: “Caju”.
A Câmara de Natal, na manhã desta segunda-feira, promove um debate sobre a Nova Ribeira.
Com a licença do vereador Robério Paulino (PSOL), assume a suplente Camila Barbosa dos Santos.
O Conselho Deliberativo do América quer eleger, nessa segunda feira, um Conselho Fiscal, com mandato de 26 dias…
UFRN vai no próximo ano a Nagoya firmar compromisso em defesa dos recursos naturais.
Há 29 anos, neste domingo, foi inaugurada a fábrica de Cerveja Antarctica de Natal, que passou para a Ambev, e fechou.
Os taxis de Natal estão autorizados a rodar em regime de “Bandeira 2”, em todo o mês de dezembro.
Terça-feira tem o 2º Colóquio Internacional Perspectivas Filosóficas e Interdisciplinares, no CCHLA.
O último Leilão do Detran do ano, de veículos apreendidos, será dia 14, às 10 hs.
LATAM anuncia 176 voos extras para atender Natal na alta temporada.

Conselho de Cultura parte para renovação

O Conselho Estadual de Cultura parte para a renovação de um terço dos seus quadros, numa intensidade sem precedentes.


Com mandatos de seis anos, agora, serão substituídos de uma só vez alguns dos seus nomes mais representativos: Iaperi Araújo, Isaura Amélia de Souza Rosados e Alex Medeiros.


Eulália Duarte Barros que concluiu um segundo mandato por uma instituição, foi reconduzida, representando outra.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Guardando as máscaras