sexta-feira, 1 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 1 de março, 2024

Maior desafio de Natal continua sendo voltar a crescer

- Publicidade -

Cassiano Arruda Câmara

A divulgação, pelo IBGE, dos números do Censo de 2022, mostrou os números negativos de Natal ainda mais dolorosos, o que aumenta o desafio da retomada do seu crescimento. A população de Natal, a exemplo de outras oito capitais brasileiros (Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Belém, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza e Porto Alegre), diminuiu sua população em 52.427. Número oficial da população de Natal, que havia passado de 800 mil habitantes estava em contagem progressiva para chegar a marca de um milhão, mas só tem caído:- 751.300 habitantes.
O grande desafio de Natal, segundo o prefeito Álvaro Dias, é a retomada do crescimento. 
UFERSA vive uma crise sem precedente
A Universidade Federal do Semi Árido está vivendo uma crise sem precedente: a cassação do mandato de sua Reitora, professora Ludmila Oliveira, acusada de ter conseguido o seu doutoramento, na UFRN, praticando plágio.
O assunto está sendo tratado pelo Conselho Universitário da UFERSA, onde tramita o pedido de cassação formulado pelo DCE e Associação dos Docentes.
A Universidade Federal outorgante do Doutorado, que recebeu a denúncia, cassou o título acadêmico, e o assunto vem sendo tratado por ela, no Judiciário, com uma série de medidas tentando acabar a ação. Mas não tem conseguido. 
SHEIN chega e aumenta o Pró-Sertão em 40%
A SHEIN. gigante industrial chinesa, está trabalhando com força total para iniciar – ainda este mês – sua operação no RN em parceria com a Coteminas.
Funcionará, como empresa integradora do Pró-Sertão, no galpão da Coteminas no Centro Industrial Avançado José de Alencar, em Macaíba, determinando, em curtíssimo prazo, o aumento de 40% na produção do Pró-Sertão, sem nenhum investimento imediato. É a capacidade ociosa das oficinas que integram o projeto.
O fato – antecipado semana passada por esta Roda Viva – foi comunicado, quinta-feira ao presidente Lula em Brasília, em solenidade que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra. A SHEIN começa a produzir no Brasil (RN) ainda este mês.
O CEI de Macaíba (foto) dispõe da infraestrutura de energia, telefonia, água, saneamento e pavimentação (responsabilidade da Prefeitura) precária.
Raí brilha nos palcos e Raílson nas pistas 
Na Exposte, que se realiza, desde sexta-feira, na cidade de Caraúbas há um caso de duplo sucesso:
1 – Nos palcos, o sucesso é Raí da banda “Saia Rodada”, grupo musical que teve muitas denominações desde que foi criado, naquela cidade, por volta de 1987.
2 – Na pista, o brilho é do pecuarista Raílson Carlos Soares, proprietário do maior número de animais, num evento que está contando com mais de mil animais.
Os dois são a mesma pessoa.
Defensor fez piada para quatro e cria problemas
O defensor público Serjano Valle disse que “a mulher que vota em Bolsonaro se levar uma dedada na vagina e no ânus não pode reclamar”.
A declaração foi feita em um áudio enviado a um grupo de WhatsApp com quatro amigos dele.
Informações adicionais: o grupo de WhatsApp só tinha CINCO integrantes. Fato registrado no começou do mês passado, aportou até  no Senado Federal e tem lhe dado muito trabalho, além do que ainda estar por vir. 
Resultados já aparecem depois do IBOPE de TV 
O aparecimento do resultado de uma pesquisa realizada pelo IBOPE, sobre audiência de televisão, no Rio Grande do Norte, com mudança no segundo lugar, já provou um resultado prático.
A Tropical que considera ter assumido o 2º lugar absoluto, também reivindicado pela TV Ponta Negra, mostra uma consequência visível: A compra de um “caminhão de externas” que aumentará sobremodo a mobilidade do seu jornalismo. O 1º lugar, da Inter TV, é mantido pela Rede Globo e suas afiliadas em  todas as praças.
Rogério assume o PL nesta segunda
 
Líder do Partido no Senado Federal, Rogério Marinho, assume, nesta segunda-feira, a presidência do PL, o maior partido de oposição em nível nacional e partido de Bolsonaro; no RN, redefinindo as forças políticas no Estado. A solenidade de posse está marcada para as 10h, no Hotel Holiday INN, na Lagoa Nova.
O PL vinha sendo comandado pelo deputado João Maia, depois de ter hospedado Beto Rosado, no Estado que vem conversando sobre uma nova legenda.
Mossoró está ameaçada de perder segundo lugar
Pelos números do Censo, a posição de Mossoró, como segunda cidade do Rio Grande do Norte está ameaçada. A diferença de sua população para Parnamirim, está, apenas, em 11.861 habitantes. Mossoró 264.777 e Parnamirim, 252.716. Historicamente, Mossoró disputava o primeiro lugar com a capital, mas, nos últimos 30 anos, a população de Parnamirim não para de crescer, num ritmo muito mais veloz do que a “capital do Oeste”.
Direção da 3R comunica que programas sociais vão voltar
Completado o processo de transferência dos chamados “campos maduros” da Petrobras, voltando a funcionar a pleno vapor, a direção da 3R Petroleum procurou os gestores do Estado e de Mossoró para informar que pretende assumir os programas sociais na área de de exploração de petróleo e gás.
No primeiro quadrimestre de 2023, a 3R registrou uma produção média de 16,5 mil barris de óleo por dia e 37,3 mil m³/dia de gás natural, considerando 42,3 mil barris de óleo produzidos, por dia, em abril de 2023.
A cadeia do petróleo já foi responsável por mais de 50% do PIB industrial do Rio Grande do Norte nos tempos em que a produção superava os 100 mil barris/dia. Com base em dados de 2021, a Redepetro/RN estima que o petróleo tem atualmente um peso de 13% na formação do Produto Interno Bruto do RN, mas a tendência é que essa participação aumente com a entrada da nova operadora.
Polo cerâmico é um sonho não realizado 
Um polo cerâmico em Mossoró, a partir da chegada do grupo Itagrés, foi um sonho que, depois de dez anos, frustrou-se a partir do insucesso da empresa, que havia ganho um terreno da Prefeitura e construiu uma fábrica que chegou a funcionar.
Como a empresa deixou de produzir (e gerar empregos) a Prefeitura entrou com uma ação e recuperou o terreno na Justiça. A fábrica deixou de funcionar há onze anos. A Itagrés (que teve vários nomes) tenta mudar a decisão.
A fábrica continua parada. Além da construção, existe uma linha de produção de piso cerâmico completa, instalada, sem funcionar. E não se admite perspectiva de solução por esse caminho. – O sonho acabou.
Ninguém explica a cobrança por água
A cobrança, pelo Governo, por uso de água bruta, tem um aspecto ainda mais difícil de ser entendido: é a taxação de água (salobra) da produção de poços, na região de Mossoró.
Pelo que tem sido informado, o pagamento pela água será uma forma de garantia da segurança hídrica para o usuário. Não convence ninguém.
Mi-mi-mi
O terreno desapropriado pela Prefeitura, na Ribeira, é do Hotel Internacional, cenário de importantes fatos históricos. 
Na Bahia, o dia da Independência do Brasil é hoje. Só no 2 de Julho as tropas portuguesas foram derrotadas e expulsas de lá. 
Guilherme Saldanha foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura. 
A Secretária de Educação, Socorro Batista, viaja, sexta-feira, a Paris. Vai ver a avaliação na França e Holanda, do Consed. 
Segunda geração do Carnatal, Roberta Bezerra, é a nova Presidente da Emproturn.
Sete cidades concentram metade da população do RN: Natal, Mossoró, Parnamirim São Gonçalo, Macaíba, Ceará-Mirim e Caicó.
 
A Associação Jardinense de Atletismo e Desporto foi reconhecida de utilidade pública.
Durante o recesso, neste mês, o expediente na Câmara de Natal irá de segunda a sexta-feira, das 8 hs às 14h.
Amanhã, segunda-feira, é o dia do Disco Voador (OVNI).
Deputado Raimundo Fernandes, recentemente falecido, deu nome à galeria dos gabinetes dos Deputados Estaduais na Assembleia.
No Brasil, segunda-feira, é o Dia do Bombeiro. E dia do hospital.
Estão abertas inscrições para a o programa de Bola de Estudo Santander na UFRN. Inscrições até quarta-feira.
O Departamento de Comunicação da UFRN dá às caras. Terça-feira lança a 12ª edição da revista “Tabu”.
A Coordenadora de Segurança do Gabinete Civil é Margarida Brandão Fernandes de Araújo.
População do Brasil: 203 milhões de habitantes. Número do Censo conhecido quarta-feira.
A RN-310, que dá acesso a São Gonçalo, agora é Rodovia Paulo Emídio de Medeiros.
Segundo o Censo, o Centro-Oeste foi a região que mais cresceu no Brasil, com a força do Agronegócio.
A Prefeitura de Natal empregou R$ 25 mil na compra de bolas (futebol campo, salão, Society, beach soccer, voley e basquete).
A eleição para Federação do Comércio, na prática, começou. Terça-feira, eleição do Sindicato de Produtos Farmacêuticos.
Eugenio Pacelli Cavalcanti foi nomeado para o Gabinete Civil do Governo do Estado.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Roda Viva