segunda-feira, 17 de junho, 2024
23.1 C
Natal
segunda-feira, 17 de junho, 2024

Roda Viva

“Nós não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar, mas de qualquer forma eu estou acostumado a falar com mil, com um milhão, mas também, se for necessário, eu falo apenas com a senhora maravilhosa que está ali na minha frente para conversar”.

Do presidente Lula, na festa do Dia do Trabalho, realizada no estacionamento do estádio do Corinthians, em São Paulo.

Enquanto anuncia expansão, a Petrobras fecha escritório

A Petrobras anunciou, em documento oficial, que está reduzindo a sua presença no Rio Grande do Norte, fechando o emblemático escritório de Natal (foto), contrastando com a euforia com que anuncia um novo ciclo de petróleo no RN, num “memorando de entendimento” firmado com o governo do Estado.


Justifica dizendo que “em junho/2023” houve o desativamento de campos produtores terrestres situados no estado do Rio Grande do Norte. Hoje, esses ativos são operados pela empresa 3R Petroleum.“Em função disso, houve a necessidade de revisão no desenho organizacional da Gerência Executiva de Terra e Águas Rasas, com a extinção da Unidade de negócios de Produção do Rio Grande do Norte e Ceará, com foco na segurança e preparação dessas instalações para o descomissionamento – UN-RNCE, estando baseada na rua Acre, 2.504, Bairro América, no município de Aracaju Estado de Sergipe. No Rio Grande do Norte, a sede continua situada na Av. Eusébio Rocha, 1000, bairro da Cidade da Esperança, município de Natal.


Os ajustes acima indicados visam aderência ao Plano Estratégico 2024-2028+, aprovado pela Petrobras, o qual concilia o foco em óleo e gás com a diversificação em negócios de baixo carbono (inclusive produtos petroquímicos e fertilizantes), sustentabilidade, segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas com propósito de prover energia que assegura prosperidade de forma ética, justa, segura e competitiva.

Nota


Petrobras não quer mais fechar escritório de Natal

Assessoras do Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, mesmo reconhecendo que Roda Viva se louvou num documento da empresa, terminou divulgando uma informação já vencida: – Seu escritório em Natal não será mais fechado.

A informação delas garante que a nota da Petrobras, que chegou à Roda Viva anteriormente, terminou ultrapassada pela evolução dos fatos, segundo as assessoras Talita Toledo e Cláudia Siqueira.

RN está positivo em geração de emprego

O Rio Grande do Norte finalizou o mês de março deste ano com um saldo positivo de 1.415 empregos com carteira assinada. Esse é o maior número em comparação aos meses de janeiro (1.183) e fevereiro (241) de 2024. No total, foram 20.842 admissões e 19.427 desligamentos. Atualmente, o RN tem um estoque de mais de 504 mil pessoas trabalhando com carteira assinada.


Somando os três meses divulgados pelo Novo Caged para 2024, o Rio Grande do Norte teve 56.526 admissões e 53.687 desligamentos, com saldo positivo de 2.839 empregos de carteira assinada. Durante o mês de março, o maior saldo positivo foi no setor de Serviço, com 2.535, sendo 9.036 admissões e 6.501 desligados. Os outros setores que também mais contrataram do que demitiram foram Comércio (925) e Construção (628).

Fundo da Caatinga é uma ‘conquista extraordinária’

A governadora Fátima Bezerra classificou como “uma conquista extraordinária” o Fundo da Caatinga de “caráter civilizatório para o Nordeste. Essa é uma luta que o Consórcio Nordeste – diz Fátima –à frente há um tempo desse grupo, não é de hoje. “E graças a sensibilidade e trabalho firme da ministra Marina Silva pode comemorar o Fundo da Caatinga”.


A próxima etapa é o decreto do presidente Lula, “um avanço significativo na preservação e restauração desse Bioma, no enfrentamento dos desafios climáticos, mas também na inclusão social e na produção de alimentos saudáveis, assegura Fátima Bezerra

História da liderança de quem se fez líder

O Rio Grande do Norte é líder na produção de energia eólica no Brasil, com 295 parques eólicos em operação. Sua produção corresponde a 32% de toda a geração de energia eólica do País.


O Estado também é líder em potência de operação, com 9,59 gigawatts (GW). À parte dos parques eólicos que já estão em operação, o Estado possui, à espera de licença do Ibama, 14 complexos eólicos offshore na costa potiguar, num potencial estimado de 25,5 GW de geração de energia.

Ufersa abre inscrição para curso de pilotagem

A Ufersa abriu, até o dia 31 de maio, inscrições para o curso de piloto de avião civil. É a primeira vez que um curso de formação de piloto é oferecido por uma instituição pública, graças a parceria firmada com a Associação Nacional de Aviação Civil e a Ufersa.


Das vagas oferecidas no curso, metade é para mulheres. O curso terá a duração de 36 meses, com oferta de vinte vagas para a primeira turma.

Atalho criado por particular é alternativa para a BR-304

Condutores de carros de passeio, motos, micro-ônibus e até caminhão já utilizaram a rota alternativa enquanto o trecho da BR-304 segue interditado desde o dia 31 de março, quando a ponte sobre o Rio Ponta da Serra foi destruída após rompimento de açudes entre Lajes e Caiçara do Rio dos Ventos.


O atalho foi aberto e está sendo operado por particulares, numa distância de 2,7 Km, aberto pelo seu proprietário Armando Filho, enquanto o DNIT continua enrolado. O valor cobrado para utilizar o desvio na propriedade privada é de R$ 30.


No dia 10 de maio o desvio da BR-304 será finalizado, diz uma nota do DNIT: “Nós trabalhamos, cobramos, dialogamos, eu pessoalmente estive duas vezes com o ministro Renan Filho, dos Transportes, e hoje o diário oficial a data de entrega. Se Deus quiser, traremos de volta a normalidade para os que trafegam na região.”

Câmara de Natal restringe o excesso de homenagens

A Câmara de Natal resolveu impor limites: – Aprovou uma Lei vedando a concessão de títulos honoríficos, comendas, medalhas, honrarias e congêneres no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal a indivíduos com condenação criminal transitada em julgado.


A comprovação do requisito para não incidência no disposto no caput deste artigo, no caso do título honorífico de cidadão natalense, se dará por meio da certidão de antecedentes criminais da justiça federal e estadual, e, nos demais casos, por declaração de boa-fé emitida pela autoridade propositora da homenagem/honraria.

Universidade discute a Ciência nos bares

Num mundo de mudanças pós-pandemia, é fácil notar a relevância da ciência e a sua capacidade de contribuir com a dinâmica social. Por isso, aproximar essa área da sociedade de forma descontraída e acessível, estabelecendo um diálogo informal entre os cientistas e o público são objetivos pretendidos pela Pint of Science Brasil, que nos dias 13, 14 e 15 de maio acontece em bares de Natal. Serão 15 pesquisadores debatendo assuntos a partir de oito temáticas principais que proporcionam uma experiência única e divertida.


Idealizado a partir da parceria entre a UFRN e o Instituto Santos Dumont (ISD), o Pint of Science Natal é um reforço dessas instituições e seus organizadores em busca da popularização da ciência. Realizado desde 2012, o evento é um festival internacional que visa comunicar desenvolvimentos científicos e contemporâneos ao público, trazendo cientistas a bares e outros locais públicos para compartilharem suas pesquisas e descobertas.


No Bar 54, localizado em Ponta Negra, as discussões giram em torno de três temas, um para cada dia. No primeiro encontro, 13, os palestrantes Luiz da Silva Ferreira Junior, graduado em Engenharia de Alimentos pela UFRN; Kariel Antonio Giarolo, doutor em filosofia pela UFSM; e Daniela de Lima Vale Varela da Cervejaria 1920 discutem qual a diferença entre a cerveja artesanal e a cerveja industrial.

Mi-Mi-Mi

  • Faz 200 anos, hoje, que Tomás de Araújo Pereira tomava posse como 1º Presidente da Província do RN.
  • Um religioso é a maior atração artística da Festa de Santana, em Caicó. O show do dia 28 de julho será puxado pelo padre Fábio de Melo
  • Mais um recorde negativo: – Só em março, o hospital Walfredo Gurgel contabilizou 765 acidentes de trânsito com motocicletas.
  • Inacreditável: – nos 75 anos da Fecomércio esqueceram Jessé Pinto Freire. Jessé foi nossa maior liderança do comércio em todos os tempos.
  • O vice-presidente Geraldo Alkmin foi à Festa do Trabalho, no estádio do Corinthians, com boné da CUT na cabeça.
  • Melhor jogador do Corinthians na vitória contra nosso América: – o goleiro Carlos Miguel.
  • A professora Maria Socorro Batista participa, em Lisboa, do “2ª Missão Juntos pelo Direito de Aprender”, de 16 a 24 de junho.
  • O Calendário Oficial do RN tem, agora, o “Março Roxo” e o Dia de Conscientização da Epilepsia, 26 de março.
  • Ulisses Caldas, nosso herói na Guerra do Paraguai, nasceu em Açu, há 178 anos.
  • A Petrobras Sinfônica fará duas apresentações neste domingo no Teatro Riachuelo: 1 – às 16h “Os Saltimbancos Sinfônico”; às 20h o concerto “Legião Sinfônico”.
  • Joaci Gonçalves Mafra ganhou um título de Cidadão Natalense honorário.
  • Completa 53 anos, hoje, que era criada a TV Universitária, órgão suplementar da UFRN.
  • A Assembleia Legislativa se instala, dia 17, na cidade de Apodi; para debater o turismo na região.
  • Pesquisa da Eleição Americana: Trump, 49%; Joe Biden, 43%.
  • Serra de São Bento confirma o seu 13º Festival de Inverno, de 2 a 4 de Agosto.
  • Inscrições abertas para o Congresso Brasileiro sobre Envelhecimento Ativo e Saudável, até o dia 22.
  • Mais de 68% dos eleitores do RN ainda não sabem em quem vão votar em outubro.
  • A validade das carteiras estudantis de 2023 de Natal, tiveram prazo prorrogado até 31 de julho.
  • Instituído o Dia Municipal do Grêmio Estudantil no Município de Natal, a ser comemorado anualmente no dia 04 de setembro.
  • Lei estadual dá direito de ter acompanhante a mulher em todos os atos e exame e tratamento ginecológico.

*Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas