segunda-feira, 17 de junho, 2024
28.1 C
Natal
segunda-feira, 17 de junho, 2024

Despedida

A jornalista Eliana Lima pediu desligamento desta Tribuna do Norte e da coluna que leva seu nome para se dedicar de corpo e alma à nova meta de sua vida: o mestrado em Lisboa.

Antes de se ausentar totalmente das páginas, onde dedicou parte de sua história jornalística, levo a vocês carta encaminhada ao diretor Ricardo Alves com o agradecimento e o “até logo” da  querida Lili.       

Daqui, segue o nosso salve, salve ela, carregando votos de muito, muito sucesso.

Hasta la vista, Abelha !!! 

Bons tempos

Depois de anos vestindo a camisa da Tribuna do Norte, vivenciando cada momento, dedicando-me ininterruptamente para continuar com a coluna mais informativa e respeitada do jornalismo potiguar, o tempo de parar chegou. Mesmo com a sensação de vazio na veia jornalística, com o coração apertado, esse tempo chegou.

Chegou para iniciar um sonho antigo. Realizá-lo. O sonho de cursar mestrado. Diante desse momento conturbado em que vive o nosso Brasil, com essa imensa crise política e econômica, decidi observar de longe e tentar entender o que acontece com o nosso país. E o lugar escolhido foi o país dos nossos compatriotas: Portugal. E o curso, o de Filosofia Política, que retrata, também, a ética e a política na contemporaneidade.

A partir daí comecei a alcançar o desafio. Primeiro a aprovação em uma respeitada instituição portuguesa. Fui uma das aprovadas no curso de Filosofia Política da Universidade Nova de Lisboa, o que para o RN e o Brasil representa a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Obtive o nono lugar, das 25 vagas oferecidas. Mais uma etapa da minha vida profissional conquistada com muito esforço e muito estudo.

O próximo passo foi obter o aval da UFRN para essa temporada de estudo na Europa. A aprovação no curso e uma infinidade de argumentos foram aprovadas e meu afastamento, com direito ao salário integral, autorizado. Esse é um incentivo que o Ministério da Educação oferece para os servidores que buscam a qualificação profissional para que engrandeça ainda mais a Instituição a que dedica-se.

Veio outra missão difícil: o visto de estudante. Muitas exigências, todas alcançadas, o Consulado Português em Natal aprovou. Outra experiência louvável. Chegam, então, as despedidas, o desapego. Momentos difíceis, mas muito incentivado por familiares e amigos. Confortaram. Reforçaram a realização do sonho. Mais ainda fortalecido pela companhia da minha filha, Maria Eduarda, que aproveitará para aperfeiçoar seu inglês em cursos.
O dia chegou, hora de alçar vôo. Aterrissagem, hora de voltar à sala de aula depois de 25 anos. Novo, e difícil, desafio. Está valendo, muito, a vinda para Lisboa. E ainda continuo abençoada com os acontecimentos favoráveis que vêm me acompanhando. Até o aluguel de um apartamento surgiu como uma bênção, pelo local e pelo preço acordado com o proprietário, muito aquém do atualmente praticado no momento de alta no mercado imobiliário de Lisboa.

E aqui vou seguindo, aproveitando cada oportunidade, estudando muito e conduzindo de longe o projeto que foi um dos maiores desafios da minha vida profissional: a Revista Bzzz e o Portal da Abelhinha, contando com a parceria da jovem e talentosa jornalista Alice Lima.

Diante do tempo tomado para estudar, inclusive me aprofundar na língua inglesa, tornou-se impossível continuar a escrever uma coluna diária, ainda mais com a distância além-mar.  Assim sendo, somente tenho a agradecer a Tribuna do Norte – realmente o melhor jornal para o melhor leitor – e a sua diretoria, pela correção com a qual manteve todos esses anos de contrato, cumprindo com a imparcialidade e a liberdade de expressão, mesmo nas mais delicadas questões políticas, reafirmando o bom jornalismo e oportunizando-me continuar realizando um trabalho de credibilidade e muita responsabilidade, nas informações e nos comentários.

Terminadas as minhas férias neste domingo, 15 de outubro de 2017, é hora de parar e agradecer. E à talentosa jornalista Rosalie Arruda desejar muito sucesso e me colocar sempre à disposição para colaborar no que for possível, como manda a cartilha do bom coleguismo. Sucesso continuado à Tribuna do Norte, um bom nome dá continuidade a esse projeto de uma coluna com informações isentas e de credibilidade, com opiniões responsáveis.

Meu muito obrigada a todos, especialmente a você Ricardo Alves, que foi sempre fiel a cada palavra que me garantiu, e por está amizade que nasceu de um trabalho realizado.

Eliana Lima

Vamos à Roma!

Bispo dos Mártires…
Dom Jaime Vieira Rocha fica para a história da Igreja do RN como o bispo que conseguiu viabilizar o processo de canonização dos 30 novos santos brasileiros.

Perseverante…
Iniciou a luta pela aprovação do processo de canonização dos Mártires que estava parado na Congregação para a causa dos Santos, no Vaticano, e obteve sucesso.

Em Roma
No domingo, Dom Jaime subiu ao altar com o Papa Francisco para celebrar o ofertório da missa da Canonização, sem esconder a satisfação do momento. Para o religioso, de 70 anos, o dia 15 de outubro foi de emoção, gratidão e muita fé.

…Doação
A comitiva oficial marcou gol no quesito  emoção. O governador Robinson Faria, entusiasmado, chegou a exagerar na retórica.  “Acabamos de doar para o mundo, para nosso estado, 30 novos santos”.
A gente entende, governador. É muita emoção  receber 30 santos de uma “lapada só”!
Aleluia!

Seridó da gema   
O casal Luiz Felipe Mendonça Filho, embaixador do Brasil no Vaticano, ganhou da secretária Julianne Faria um jogo americano bordado por artesãos de Caicó.  Julianne fez questão de registar para a embaixatriz  Ruth Mendonça, que o mimo foi confeccionado na terra de sua mamys.

Sete…
Ao ser questionada na rede social sobre a presença da comitiva do governo do RN, em Roma, a secretária Julianne Faria reagiu: não trouxe comitiva, “só sete pessoas, envolvidas no evento”.
Punk!!!

…À espera do milagre
Ela acrescentou que o governo estima a visita de mais de 100 mil pessoas no RN. “Imagine quantos empregos serão gerados! O turismo religioso é o que mais cresce no mundo”, vaticinou. Que os novos santos te ouçam!

Roteiro religioso
O prefeito Carlos Eduardo, ainda no clima da Praça de São Pedro, disse que pretende investir e ampliar o roteiro de turismo religioso em Natal.  A prefeitura estuda a inclusão do santuário dos Mártires no bairro de Nazaré, com a réplica da capela de Fátima no Parque das Dunas.

Bate volta
A senadora Fátima Bezerra (PT) foi à canonização dos Santos representando o Senado e voltou num pé só. Tudo para não perder a sessão que vai definir o futuro do senador Aécio Neves (PSDB).

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas