sexta-feira, 24 de maio, 2024
28.4 C
Natal
sexta-feira, 24 de maio, 2024

Senhor dos cargos

Leandro Mazzini
Com Walmor Parente, Carol Purificação, Isabele Mendes e Luiza Melo

Além do primo – Wilson César de Lira -, defenestrado do cargo de superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mantém apadrinhados em cargos com orçamentos bilionários em Brasília e em Alagoas, sua base eleitoral. O principal deles é o comando da Caixa. Emplacou o amigo Carlos Antônio Vieira após articular pessoalmente e com a tropa do Centrão a queda da antecessora Rita Serrano. O deputado também emplacou André Fufuca no Ministério do Esporte. Em Alagoas, Lira manda e desmanda no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). E quer mais: segue pressionando o Governo para ocupar o Ministério da Saúde.


Curto e grosso
O comandante do Exército, Tomás Paiva, foi curto e grosso ao responder à choradeira do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) sobre a suposta “falta de solidariedade” das Forças Armadas com os oficiais que estão na cadeia ou são investigados pela baderna de 8 de Janeiro. “As prisões de oficiais são legais”, disparou o general.

Condenado
A Justiça condenou o ex-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilberto Linhares Teixeira, a 26 anos de prisão pelo assassinato da enfermeira Edma Rodrigues Valadão e do enfermeiro Marcos Otávio Valadão. O crime aconteceu em setembro de 1999, no Rio. A pena deve ser cumprida em regime fechado.

Mortes evitáveis
Mais de 1,3 milhão de mortes prematuras causadas pelo tabagismo poderiam ser evitadas no Brasil até 2060, segundo dados publicados na pesquisa Lives Saved Brazil. O estudo leva em consideração a aplicação de políticas de redução de danos, que incluem o uso de alternativas de menor risco para os adultos fumantes, como os cigarros eletrônicos, e um aprimoramento do diagnóstico e tratamento precoce de câncer do pulmão.

Vai que cola
A Prefeitura de Curitiba avaliou um imóvel em valor superior ao pago pelo comprador e determinou a quitação do Imposto Sobre Transmissão de Bens (ITBI) proporcional à quantia mais alta. Advogado, o contribuinte respondeu ao órgão que conhece o enunciado do STJ que determina o cálculo pelo valor de venda e ameaçou ir à Justiça. Em poucos dias, recebeu nova guia de pagamento, com o valor certo.

Expansão
A Neoenergia Coelba vai investir R$13,3 bilhões até 2027 nas obras para expansão e reforço do sistema elétrico de todo o Estado da Bahia. O anúncio foi feito na quarta-feira (17) em evento no Centro de Convenções em Salvador. Com um grande número de obras a caminho, 8.800 novos empregos serão gerados para a execução dos serviços.

ESPLANADEIRA

Chilli Beans aposta em novos produtos no mercado. # ABB Robótica se une a startup de tecnologia para fornecer moradias sustentáveis e acessíveis. # Luciana Castro lança o livro “Mulheres Virtuosas e Corajosas na Revolução de 1932”, amanhã, na Cidade das Artes (RJ). # Centro Universitário Estácio Goiás realiza atendimento gratuito sobre a declaração do IR. # Instituto HEINEKEN impacta mais de 10 mil pessoas em dois anos de atuação. # 99Pay diminui em 46% o volume de ameaças, com campanha contra golpes digitais.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas