quarta-feira, 31 de dezembro, 2025
26.1 C
Natal
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025

Aeroporto de São Gonçalo ganha voo diário entre Natal e Argentina pela primeira vez

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, conta com uma nova rota internacional que conecta Natal a Buenos Aires, na Argentina, em um voo diário operado pela JetSMART desde esta terça-feira (30). A operação conta com aeronaves Airbus A320, com capacidade para 186 passageiros e chega para conectar o Aeroporto de Ezeiza, na capital argentina, ao terminal potiguar, mas também para incrementar os voos para o Rio Grande do Norte na alta estação, cujo fluxo no Aeroporto Aluízio Alves crescerá mais de 6% até março. Esta é a primeira vez que a conexão ganha frequência diária.

O voo tem duração aproximada de 5h54 e projeção de transportar mais de 77 mil passageiros em seu primeiro ano de operação. A rota também marca a segunda nova rota inaugurada pela companhia na região Nordeste em 2025.

“O lançamento dessa nova rota entre Natal e Buenos Aires, a segunda operação da JetSMART no Nordeste do Brasil, é um marco importante que aproxima ainda mais dois destinos ricos em atrações culturais e turísticas. Queremos incentivar todos os potiguares a descobrirem Buenos Aires, aproveitando sua energia, gastronomia e vibrante vida urbana, tudo isso com tarifas competitivas e uma operação direta e segura, utilizando a frota mais nova da América do Sul. Com essa rota, encerramos um bem-sucedido 2025, com a operação de quatro novas rotas no Brasil, além do fortalecimento da nossa presença no Nordeste”, afirmou Verónica Marambio Álvarez, Gerente Comercial de Mercados Internacionais e Desenvolvimento Regional da JetSMART.

De acordo com André Lima, gerente de Operações do Aeroporto de São Gonçalo, a operação é um marco para o terminal. “Esse voo traz um incremento para o terminal e também para a economia do Rio Grande do Norte. Para nós, é um marco e uma alegria, porque a operação é fruto de um grande esforço que vem coroar o desenvolvimento econômico e social da região. Ele vem também para incrementar o nosso movimento nessa alta estação em mais de 6% entre dezembro de 2025 e março de 2026, no comparativo com o final de 2024 a março deste ano”, afirmou.

“Estamos falando de 6,4 mil voos, sendo 647 extras no período corrente”, acrescentou André Lima. Até 31 de março, a operação vai contar com um voo diário. Após isso, serão operacionalizados quatro voos por semana. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante contava, até então, com uma rota para Buenos Aires (feita via Aeroporto Aeroparque Jorge Newbery), operada pela Gol.

A inauguração da operação pelo Aeroporto de Ezeiza, nesta terça, contou com a presença de autoridades como a governadora Fátima Bezerra (PT), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PSD); além de representantes do trade turístico do estado.

A governadora frisou que essa é a primeira conexão regular com uma companhia aérea internacional dos últimos 26 anos. “Hoje é um dia para celebrar, porque estamos trazendo um voo internacional regular da Argentina, que é um dos países que emitem a maior quantidade de turistas para o Brasil”, destacou a governadora.

Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), ressaltou que a nova operação é fruto de um trabalho de divulgação diversificada por parte do Governo do Estado para atrair turistas internacionais ao RN. “Nós vamos crescer a oferta de voos da Argentina para o Rio Grande do Norte em mais de 300%, mas a verdade é que existe uma estratégia diversificada para captação. Não à toa, acabamos de anunciar também o voo Montevidéu-Natal, que inaugura em março”, pontuou Raoni.

O avião da JetSMART pousou na pista do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante por volta das 10h30 desta terça-feira (30), com 176 passageiros (95% da capacidade da aeronave), número considerado alto pelo gerente do terminal potiguar. Às 11h35, um voo de volta ao Aeroporto de Ezeiza levou a natalense Jéssica Santos à capital argentina, para comemorar o aniversário de 31 anos na próxima sexta-feira (1º de janeiro).

“Foi um presente de aniversário do meu namorado. Estou muito feliz de fazer parte dessa experiência – de embarcar no primeiro voo da companhia entre a Argentina e Natal. O voo ajuda a trazer visitantes para cá, mas significa mais praticidade para quem sai daqui para Buenos Aires. É uma oportunidade muito legal”, comentou Jéssica, minutos antes de embarcar.

Turismo vive bom momento no país

Para o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, o país vive um “ótimo momento” no turismo internacional. “Desde que assumimos a operação no Aeroporto de Natal, buscamos um trabalho integrado para agregarmos novos voos. O voo para Buenos Aires é fruto desse diálogo constante entre Poder Público, trade turístico, companhias aéreas e nós da Zurich Airport Brasil”, afirma o CEO da empresa que administra o terminal.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), em 2025, cerca de 270 mil turistas brasileiros viajaram para a Argentina nos primeiros três meses do ano, consolidando Buenos Aires como um destino cada vez mais popular entre o público brasileiro.

A JetSMART é uma companhia aérea ultralowcoast, com preços de bilhetes mais acessíveis, o que contribui não só para aumentar o fluxo de turistas, mas também democratizar o acesso do turista potiguar a viagens internacionais.

Atualmente, a JetSMART oferece 12 rotas internacionais a partir do Brasil, conectando destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Recife e Natal a cidades da América do Sul como Santiago do Chile, Buenos Aires, Assunção, Montevidéu, Mendoza e Córdoba.

Além da nova rota, o Aeroporto Internacional de Natal conta com outras rotas internacionais, sendo uma adicional para Buenos Aires pelo aeroporto de Aeroparque (Gol Linhas Aéreas), Lisboa (TAP) e Montevidéu (Gol Linhas Aéreas), com voo inaugural previsto para 21 de março de 2026.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas