sábado, 22 de junho, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 22 de junho, 2024

Comércio espera alta nas vendas de até 10% no Dia dos Namorados

Comerciantes da capital estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados, data comemorada em 12 de junho. No Alecrim, principal centro comercial de Natal, a expectativa é de que as vendas cresçam em torno de 10%, conforme relatos de lojistas ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE. Já no setor de bares e restaurantes, a estimativa é aumentar o faturamento em até 20%, segundo a Abrasel. Nesta quarta-feira (29), a presença de casais no Alecrim ainda era tímida e se resumia basicamente à pesquisa de preços para o presente dos apaixonados.


Foi o que fez Joseildo Melo e Angélica Costa. Namorando há dois anos, eles contam que o presente na data serve para reforçar os laços de cumplicidade. Nenhum dos dois quis revelar o que pretende comprar, mas afirmaram que ambos devem gastar cerca de R$ 250 este ano. “A gente sempre se presenteia e, nesta data, não podia ser diferente”, pontua Joseildo. “Já sei que não vou ganhar roupa, mas ele decidiu fazer mistério e resolvi fazer igual: não dizer o que quero comprar”, completa Angélica, de forma divertida.

O casal Igor Tayrone e Maria Micarla também já começou, desde agora, a pesquisar. Os dois ainda não sabem quanto pretendem gastar, mas garantem que haverá presentes no dia 12. “Estou aqui olhando para um relógio, para ver se ela se convence de que esse é o presente ideal”, brinca Igor. “Ainda estou pensando sobre o assunto. Primeiro, preciso esperar ter algum dinheiro no bolso”, retribui Maria Micarla. Os dois estão juntos há 11 anos.

A comerciante Adriana Santos comenta que, neste período, a procura por presentes para o Dia dos Namorados na loja dela (de calçados femininos e masculinos), é baixa e que a maioria dos casais está na fase da pesquisa. Entretanto, a perspectiva de aumento nas vendas, aponta, é de 10% para este ano, no período. “Nossos principais clientes nesta data são os homens, que vêm comprar sapatos para as esposas ou namoradas. Graças ao aumento do movimento de pessoas nas ruas, motivado pelo São João e pelo Dia dos Namorados, a gente espera aumentar as vendas em 10%”, afirma.

Na perfumaria de Kelvin Gonçalves a expectativa é semelhante. “Este é o primeiro ano da loja aqui no Alecrim, mas nosso termômetro de vendas indica para um percentual de crescimento que varia de 5% a 10%. Nós estamos apostando em descontos para alcançar essa meta”, aponta. Já Amanda Ellen, que trabalha em uma loja de roupas, prefere não arriscar um percentual, mas garante que a expectativa é de vendas em alta para a data.

“Aliado ao São João, o Dia dos Namorados faz de junho sempre um bom mês. Estamos otimistas”, sublinha. Para as entidades que representam o setor, o clima também é de otimismo. “O Dia dos Namorados é um período em que observamos um aumento expressivo na procura por presentes, produtos e serviços voltados para a celebração da união e do amor. Itens como flores, chocolates, joias, roupas, perfumes, além de experiências como jantares e passeios românticos, costumam ser os mais procurados pelos consumidores”, diz José Lucena, presidente da CDL Natal.

“Este comportamento de compra aquecido reflete diretamente no incremento do faturamento dos lojistas e demais estabelecimentos comerciais, estimulando a economia local, aquecendo e movimentando o comércio. É importante ressaltar que o Dia dos Namorados também tem um impacto positivo em diversos setores da economia, como o turismo, a gastronomia e o entretenimento, que se beneficiam do aumento do fluxo de consumidores”, completa Lucena.

O presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Paolo Passariello, reforça o otimismo. “O Dia dos Namorados, junto com o Dia das Mães, são as datas onde o nosso setor espera o maior faturamento e as expectativas sempre são boas. Esperamos que este ano não será diferente, com previsão de aumento de faturamento na faixa de 15% a 20%. Muitos restaurantes já estão divulgando as informações sobre esse dia, onde vários irão trabalhar com um menu fechado feito para a data. E já tem procura para reservas”, entrega Passariello.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas