sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

EDP Renováveis, Vestas e Senai-RN abrem seleção para curso gratuito no setor de energia eólica

- Publicidade -

Já estão abertas as inscrições para o Programa Keep it Local, iniciativa promovida por meio da parceria entre a EDP Renováveis (EDPR), líder mundial em energias renováveis, e a Vestas, líder em fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas onshore e offshore no mundo. O programa oferece bolsas de estudos no Rio Grande do Norte para impulsionar a formação profissional e ampliar as oportunidades de emprego aos moradores que vivem em zonas de baixa densidade populacional.

O edital do processo seletivo (disponível em https://www.rn.senai.br/publicacoes/) prevê 56 vagas para o curso gratuito de “Assistente operacional de energia eólica”, distribuídas entre os municípios de Jandaíra, Guamaré e comunidades do entorno. A região foi contemplada nessa edição por abranger inúmeros projetos eólicos em desenvolvimento, construção e operação.

As inscrições são presenciais e sem custos em todos os locais e, dependendo da área, podem ser realizadas até 4 de abril (confira mais detalhes no final do texto). O curso será ministrado entre os dias 15 de abril e 19 de junho, pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI do Rio Grande do Norte, principal centro de formação profissional do SENAI no Brasil voltado ao setor eólico.

“Ficamos muito felizes em realizar mais uma edição do ‘Keep It Local’ em parceria com a Vestas e com o apoio do SENAI CTGAS-ER. Mantemos nosso compromisso de destacar não apenas o impacto positivo da energia eólica na luta contra as alterações climáticas, mas também seu papel na criação de empregos sustentáveis a longo prazo nas áreas rurais.”, comenta Duarte Bello, Chief Opperating Officer da EDP Renováveis para a Europa e América Latina.

“Para a Vestas, poder contribuir com uma iniciativa tão emblemática como essa é motivo de enorme orgulho e reforça nosso compromisso como empresa líder mundial em soluções de energia eólica para apoiar o desenvolvimento do nosso País. O setor da energia eólica é um ator fundamental para a transição energética que todos esperamos ver e que é tão importante para a construção de um futuro mais sustentável. E, na Vestas, estamos dedicados a apoiar a geração de novas oportunidades de emprego e o desenvolvimento de novos talentos, para juntos criarmos um ambiente cada vez mais forte e mais inclusivo”, disse Eduardo Ricotta, CEO da Vestas para a América Latina.

Inscrições
Para concorrer a uma vaga no Programa, é preciso ter 18 anos ou mais e ensino médio completo. Outros pré-requisitos estão detalhados no edital (https://www.rn.senai.br/publicacoes/). A formação terá duração de 180 horas e será realizada de forma presencial em Jandaíra, com aulas transmitidas online, ao vivo, para Guamaré.

Em Jandaíra, as inscrições serão efetuadas na sede da Prefeitura, das 9h às 18h, nesta segunda (dia 1º de abril). O calendário segue no dia 02/4, na Comunidade de Tubibau (na Igreja Católica).
 
Já em Guamaré, as inscrições serão realizadas nos dias 03 e 04/4 no CTG – Centro Tecnológico do município).

O processo seletivo inclui inscrição presencial, entrega de documentos que comprovam o cumprimento dos pré-requisitos; teste de conhecimentos gerais em energia eólica e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 05/4 e as aulas estão programadas para o período de 15/04 a 19/06, das 18h às 22h.

“O objetivo de fazermos nesse formato é ampliar oportunidades, contemplando um maior número de participantes perto dos empreendimentos da EDP Renováveis e da Vestas”, diz a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira. Ela explica que um estudo será conduzido após o curso, para avaliar o índice de empregabilidade: “A intenção é fazer um monitoramento dos egressos durante um ano para perceber o impacto da qualificação no emprego”.

Vagas gratuitas para Treinamento GWO/BST, do inglês Basic Safety Training (Treinamento Básico de Segurança), também serão oferecidas pelo Programa, como atividade complementar para aperfeiçoamento de participantes que já possuem formação técnica.

O Programa Keep it Local, que em tradução literal significa “Manter Local”, foi lançado no Brasil em 2022, no Rio Grande do Norte, para impulsionar a empregabilidade de pessoas vivendo em zonas rurais do estado considerado o maior produtor brasileiro de energia eólica.

SERVIÇO:
Processo seletivo do Programa Keep it Local, no Rio Grande do Norte

Datas e locais de inscrição:

Jandaíra
Onde: Prefeitura Municipal de Jandaíra/RN (Av. Aristófanes Fernandes CEP:, 59.594 – Centro, Jandaíra – RN, 59594-000)
Quando: 01/04/24

Comunidade de Tubibau
Onde: Na Igreja Católica local
Quando: 02/04/24

Guamaré
Onde: CTG Centro Tecnológico de Guamaré (R. Rio Angicos, 11, Guamaré – RN, 59598-000)
Quando: 03 e 04/04/24

Confira o edital com todos os pré-requisitos e documentos necessários em https://www.rn.senai.br/publicacoes/.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas