sábado, 18 de maio, 2024
25.4 C
Natal
sábado, 18 de maio, 2024

Embrapa faz 25 anos e lança portal acessível

- Publicidade -

Ribeirão Preto (AE) – A unidade de Instrumentação Agropecuária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comemora 25 anos amanhã. A solenidade, em São Carlos (SP), será marcada pelo lançamento da versão da home page da unidade para ser acessada por deficientes visuais. Segundo a assessoria de comunicação da unidade, será o primeiro portal dos 43 centros de pesquisa da Embrapa com essa opção de acessibilidade.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que há 15 anos cria soluções de computação para deficientes.

O navegador usado será o webvox, criado pelo analista de sistema e deficiente visual Bernard Condorcet Porto, durante o mestrado na universidade. O portal da Embrapa Instrumentação Agropecuária é o www.cnpdia.embrapa.br.

A Embrapa lançará ainda no evento outros dois softwares. O Sacam é utilizado na avaliação do comportamento de animais em movimento e será utilizado em estudos de insetos no controle biológico de pragas, de animais confinados antes do abate e em situações onde o comportamento retrata uma alteração do meio. Outro software é o Safira, sistema de análise por imagem que facilita a determinação de volume, área superficial e comprimento por faixa de diâmetros de fibras e raízes de plantas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas