sexta-feira, 24 de maio, 2024
25.4 C
Natal
sexta-feira, 24 de maio, 2024

Fórum debaterá turismo, empreendedorismo e acesso ao crédito

Representantes do governo estadual, de instituições financeiras, parlamentares e empresários se reunirão no próximo dia 23 de maio, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, para discutir o potencial do setor do turismo, a força do empreendedorismo e os obstáculos que ainda precisam ser superados no acesso ao crédito.


O “Fórum Debate para o Desenvolvimento – O Poder Transformador das Microfinanças e do Turismo e o Papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento na Geração de Impacto Social”, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) e do Sebrae, com apoio da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF).


O encontro acontecerá em dois turnos. Na parte da manhã, além da abertura e dois painéis de discussão, também serão celebradas as assinaturas de Cooperação entre a ABDE e Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome e o Protocolo de Intenções entre ABDE, AFD e Instituições Financeiras do Nordeste – Programa de Capacitação AFD-ODS foco em microfinanças.


O primeiro painel, ainda pela manhã, irá debater “Microfinanças como estratégia e política de desenvolvimento e geração de impacto social” e o segundo painel terá como tema: “Experiências em microfinanças: como desbravar novos caminhos para superar os desafios nacionais”.


Na parte da tarde, a partir das 14h, o terceiro painel abordará: “Turismo como vetor de desenvolvimento local e o papel das Instituição Financeiras de Desenvolvimento para acelerar o acesso ao crédito das Micro e Pequenas Empresas”. O último debate será: “O poder transformador do crédito aos pequenos negócios como mecanismo indutor do empreendedorismo, inovação, inclusão social e diversidade na cadeia turística”. O encerramento está previsto para às 17h30, com a recapitulação dos pontos discutidos ao longo do dia e encaminhamentos futuros.

Serviço

Debate para o desenvolvimento

Fórum “O Poder Transformador das Microfinanças e do Turismo e o Papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento na Geração de Impacto Social”
nData: 23 de maio (quinta-feira)
nHorário: 08h30 às 18h
nLocal: Auditório do Sebrae-RN, Av. Lima e Silva, 76 – Lagoa Nova, Natal/RN

Programação:
08h30 – Welcome Coffee
09h00 – Abertura
10h00 – Cerimônia de Assinaturas Acordo de Cooperação entre a ABDE e Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome e Protocolo de Intenções entre ABDE, AFD e Instituições Financeiras do Nordeste – Programa de Capacitação AFD-ODS foco em microfinanças
10h30 – Painel 1: Microfinanças como estratégia e política de desenvolvimento e geração de impacto social
11h30 – Painel 2: Experiências em microfinanças: como desbravar novos caminhos para superar os desafios nacionais
12h30 – Intervalo
14h – Painel 3: Turismo como vetor de desenvolvimento local e o papel das IFDs para acelerar o acesso ao crédito das MPEs
15h30 – Fishbowl (Método Aquário): O poder transformador do crédito aos pequenos negócios como mecanismo indutor do empreendedorismo, inovação, inclusão social e diversidade na cadeia turística
17h30 – Encerramento: Recapitulação dos pontos chave discutidos ao longo do dia e encaminhamentos futuros.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas