quinta-feira, 23 de maio, 2024
25.4 C
Natal
quinta-feira, 23 de maio, 2024

Índice também está maior no RN

O crescimento da inadimplência também é  realidade no Rio Grande do Norte. Ao menos era esse o cenário até junho, mês analisado no levantamento mais recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre as dívidas nos estados. Os dados foram divulgados no final de julho.

No RN, o número de consumidores com contas em atraso alcançou o sexto maior crescimento do país: 7,29%, em relação ao mesmo período do ano passado. O índice ficou acima da média nacional, de  4,39%, e foi o quarto mais alto do Nordeste, atrás dos identificados nos estados do Maranhão (9,40%), Sergipe (8,43%) e Ceará (8,13%). A quantidade de dívidas no RN também aumentou: 8,23%.

#SAIBAMAIS#Não foi só no estado, porém, que a inadimplência subiu. O crescimento foi generalizado entre os estados. Na avaliação dos economistas do SPC Brasil, o resultado reforça a tendência de alta da inadimplência nacional. Eles previam que isso deveria se repetir ao longo do segundo semestre. Juros e inflação em alta ajudavam a explicar o aumento. “Essa tendência tem forte relação com o cenário de enfraquecimento da atividade econômica brasileira, apertada pela elevação da taxa de juros, alta da inflação e pelo menor crescimento da massa salarial”, explicou, à época da divulgação, a economista da instituição, Marcela Kawauti

Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o fato de todas as unidades da federação apresentarem crescimento na quantidade de inadimplentes mostra que, independentemente das particularidades econômicas de cada região, a atividade do país como um todo está desacelerando em comparação com os anos anteriores. 

No mês de junho, Acre e  Roraima se destacaram como os estados em que houve a maior variação do número de consumidores inadimplentes. As altas foram de 10,58% e de 10,47%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas