sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Petroleira Enauta propõe fusão com empresa que opera refinaria do RN

- Publicidade -

A Enauta Participações S.A oficializou uma proposta de fusão com a 3R Petroleum, que opera a refinaria potiguar Clara Camarão, em Guamaré. As duas empresas publicaram fato relevante acerca do caso nessa segunda-feira (1º). A movimentação fez com que as ações da 3R Petroleum operassem com a maior alta do Ibovespa nesta terça-feira (2).

A Enauta sugere ficar com 47% da empresa combinada, enquanto a 3R Petroleum ficaria com os 53% restantes.

“A nova empresa proporciona significativas vantagens dos pontos de vista operacional, comercial, financeiro, de governança e de administração de riscos. A produção potencial da combinação supera 100 mil barris de óleo equivalente com oportunidade de crescimento composto nos próximos cinco anos e reservas operadas superiores a 700 milhões de barris em portfólio altamente complementar e diversificado”, disse a Enauta no comunicado.

A 3R confirmou o recebimento da proposta direcionada ao Conselho de Administração. Diante disso, a empresa informou que os esforços internos para possível combinação de negócios com a PetroReconcavo S.A. foram momentaneamente suspensos. A avaliação da possível fusão com a Enauta tem prazo de 30 dias.

“A companhia analisará o conteúdo da carta dentro do seu fluxo de governança corporativa, sem alterar sua atual estratégia de negócios, e manterá os seus investidores e o mercado em geral devidamente informados, em linha com as melhores práticas de governança corporativa e em estrita conformidade com a legislação em vigor”, disse o diretor financeiro e de relações com investidores da 3R, Rodrigo Pizarro.

3R Petroleum no RN

A 3R Petroleum tem atuação no Rio Grande do Norte. A empresa conta com ativos onshore nos polos Macau, Areia Branca, Potiguar e Pescada Arabaiana. É também a operadora da única refinaria do Rio Grande do Norte, a Clara Camarão, localizada no município de Guamaré.

A petroleira também conta com aivos no Ceará, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A 3R tem foco no redesenvolvimento de campos maduros e em produção.

Impacto no mercado

Por volta de 10h45 desta terça-feira (2), a ação ordinária da 3R Petroleum subia 4,74% no Ibovespa, após a companhia receber proposta da Enauta para combinação de negócios.

Já a PetroRecôncavo, que estava envolvida em negociação para troca de ativos com a 3R, teve a maior baixa do índice. No mesmo período, a ação da PetroRecôncavo recuava 6,61%. O Ibovespa operava em alta de 0,04%, aos 127.043 pontos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas