terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Seminário Pós-NRF da CDL Natal leva conhecimento a empreendedores

- Publicidade -

Cláudio Oliveira
Repórter

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) reuniu, nesta terça-feira (27), empreendedores para apresentar as novidades do Pós-NRF 2024, na qual foram apresentadas as tendências mundiais do varejo. Os novos conhecimentos sobre o assunto foram repassados a empresários e diretores da entidade em janeiro deste ano, na Retail’s Big Show 2024, feira promovida anualmente pela maior associação comercial de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF), em Nova York. Dessa forma, a comitiva potiguar que participou desse encontro compartilhou as experiências adquiridas com outros empreendedores locais.


“Nos preparamos para trazer para Natal todas as tendências, o que tem mais moderno no varejo, porque a gente não pode deixar que o empresário de Natal se distancie das tendências mundiais. Estamos trazendo tudo o que a gente viu na NRF e vamos ver o que a gente consegue colocar em prática para melhorar o varejo local”, destacou o presidente da CDL Natal, José Lucena.

Ele ressaltou que um dos pontos mais importantes é o empreendedor evidenciar a marca e mantê-la em sintonia com o que está acontecendo no mundo, especialmente no que se refere a sustentabilidade. “Falar que a sua marca está antenada com o que está acontecendo no mundo. Se vai trabalhar com energia reciclada, energia fotovoltaica, se recicla água, recicla o produto. Eu acredito que isso seja a principal mudança que a gente pode trazer para que a marca possa se perpetuar”, disse ele.

O evento foi realizado no espaço D’praia, em Ponta Negra, destacando as últimas tendências e inovações do varejo mundial na perspectiva de adaptá-las à realidade local. Entre os temas, foi abordado sobre tendências de consumo, tecnologia, inteligência artificial, gestão e inovação.

Saulo Medeiros, presidente da CDL Jovem levou ao público a importância da tecnologia nos negócios. “Muito se questiona hoje em dia se a tecnologia vai substituir o humano. E lá a gente viu que não. A gente viu que a tecnologia é um meio de alcançar uma produtividade melhor. De conseguir chegar ao seu cliente de uma maneira mais assertiva. De ter um atendimento personalizado para o cliente”, informou.


Além disso, com o avanço da inteligência artificial a tecnologia deve estar cada vez mais inerente nos negócios. “É um grande meio para canalizar todas as informações e tirar insigts para nossos negócios, com na gestão de estoque, controle de compras, perfil de consumo da área pretendida. Temos algumas coisas que são aplicadas no mercado local, mas ainda podemos avançar”, pontuou o empresário.


A iniciativa da CDL Natal proporcionou uma oportunidade para os empreendedores se capacitarem e se atualizarem , promovendo também um network aos participantes. A empresária Eulália Morais, disse que tem participado todos os anos do Pós-NRF e que busca aplicar os conhecimentos nos seus negócios. “O evento traz essas ideias que nos ajudam a criar mais possibilidades. O Amplia mais a nossa visão e a gente aproveita para adaptar à realidade do nosso negócio”, disse ela.

Paineis
O Pós-NRF contou com dois painéis e três mesas redondas. Membros da comitiva natalense que participaram do encontro anual da NRF neste ano compartilharam a experiência vivenciada em solo americano.


Bruno Felix, administrador especializado em marketing estratégico disse que participou do NRF pela segunda vez e que o foco no cliente foi o que mais chamou a atenção. “Algumas coisas podem parecer óbvias, mas o básico bem feito vende. Os especialistas mostraram que o foco tem que ser no cliente e não apenas na operação. É ter personas definidas, estratégias de comunicação. A verdadeira empresa que ser se eternizar é aquela que de verdade vive a experiência do cliente, focalizada em pessoas”, sugeriu aos empresários que assistia sua palestra.


Além da participação de Bruno e de José Lucena, presidente da CDL Natal e CEO da COMJOL; também estiveram nos paineis, Débora Sayonara, varejista, CEO da Matersol; Priscila de Souza, jornalista e digital influencer; Fábio saraiva, Diretor Jurídico da CDL Natal e CEO do grupo SOMA; Saulo Medeiros, presidente da CDL jovem e CEO do grupo ECOMP; Marcela Cabral, CEO do escritório de arquitetura Quimera; Bruno Alcides, vice-presidente da CDL Natal e CEO da Rio Center; Fred Fonseca, CEO da Faz Contato; e Jéssica Barros do Sebrae RN, especialista em Gestão comercial. A proposta foi montar um ambiente imersivo para o público.

Sistema Tribuna agrega expertise jornalística ao evento

Fernando Fernandes, destacou o perfil multiplataforma da Tribuna – Foto: Adriano Abreu

Para o Pós-NRF, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL, entidade de classe com mais de 60 anos de atuação no fomento e fortalecimento do setor de comércios e serviços da capital potiguar, firmou parceria estratégica com o sistema Tribuna de comunicação.


O superintendente do sistema Tribuna, Fernando Fernandes, destacou o perfil multiplataforma da Tribuna que, ao mesmo tempo, se dedica a valorizar negócios, mostrando as vantagens comparativas e competitivas do Estado. “A Tribuna tem no seu DNA exatamente a defesa da livre iniciativa dos negócios do Rio Grande do Norte, ou seja, do desenvolvimento econômico do Estado. E essa é a soma de tudo. Estamos agregando nossa expertise jornalística, nosso conteúdo e credibilidade da informação, a capacidade que a entidade tem de mobilizar e engajar a comunidade empresarial”, declarou.


A combinação do conhecimento especializado da CDL Natal e da ampla cobertura e alcance do sistema Tribuna, impulsiona o crescimento e a inovação nos diversos segmentos comerciais e de serviços da cidade. Para a Gerente de marketing da Tribuna do Norte, Rosângela Moreno, essa parceria evidencia o diferencial da Tribuna. “Viemos aqui para mostrar a importância e o poder da informação de um veículo confiável para as estratégias de comercialização e de informação, para as empresas”, disse ela.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas