domingo, 23 de junho, 2024
23.1 C
Natal
domingo, 23 de junho, 2024

Sistema Tribuna e Fecomércio-RN debatem transações imobiliárias no mercado digital

A inserção de negócios do mercado de imóveis no ambiente digital, com a chegada da chamada tokenização, é tema de um evento promovido pelo Sistema Tribuna e pela Fecomércio-RN na manhã desta segunda-feira (10), em Natal. O evento “Revolução Digital no Mercado Imobiliário” acontece no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, e conta com a presença de empresários do setor. Andreas Blazoudakis, CEO e fundador da netspaces, é quem conduz as discussões acerca do assunto. Graças à tokenização imobiliária, será possível realizar transações de propriedades em tempo real, de forma on-line.

“O mercado imobiliário, de fato, ainda não entrou na era das transações on-line, porque a internet não lida bem com transmissão de propriedade, seja em relação a direitos obrigacionais, seja sobre propriedade real. Só que a Web3, que está chegando agora e que vai tratar do real digital, trabalha muito bem com transmissão de propriedade. Então, de fato, agora o mercado imobilário poderá aderir a essa era”, pontua Blazoudakis.

A netspaces, plataforma fundada por Andreas Blazoudakis, possui 64 municípios licenciados em todo o Brasil, sendo dois no Rio Grande do Norte (Natal e Mossoró), para a tokenização. A plataforma é responsável pela criação, transação e gestão de propriedades digitais, e lançou ao mercado o próprio modelo por meio de um programa de licenciamento (proptech). Com isso, incorporadoras, empresários e demais players do setor passam a ter acesso à tecnologia e ao arranjo jurídico da proptech para ingressar no universo das transações imobiliárias digitais. A expectativa é comercializar até 100 licenças em 2024.

Para Ricardo Abreu, da Abreu Imóveis, a tokenização representa uma “grande revolução” para o mercado imobiliário. “Assim como a Uber e o Ifood, a tokenização será uma grande revolução, a exemplo do que é todo o ambiente digital”, afirma ele. Fernando Fernandes, superintende do Sistema Tribuna, frisa a relevância do encontro para as discussões em torno do tema. “Esse evento é importante porque traz uma novidade mundial. A tokenização é uma nova forma de fazer negócios imobiliários fugindo do ritual hoje existente, onde é possível ter, em um espaço nas nuvens, o imóvel no próprio celular”, destaca Fernandes.

O presidente do Secovi-RN, Renato Gomes, que representa a Fecomércio-RN no evento, ressalta que o mercado imobilário não deve ficar à margem da discussão acerca do tema. “A digitalização dos processos traz muito mais segurança jurídica e garante transações de maneira clara. Por isso, o mercado não pode ficar à margem desse debate”, afirm Renato Gomes.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas