sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

ABC depende de vitória e punição do Baraúnas para ir a semifinal do estadual

- Publicidade -

A ida do ABC para a semifinal do 2º turno do Campeonato Potiguar depende da ação do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN) contra o Baraúnas e também da própria vitória na última rodada marcada para esta quarta-feira (3). Caso o alvinegro perca ou empate contra o Globo, os cenários podem apontar uma classificação do Força e Luz ou ainda do próprio Baraúnas.

Na tabela do Grupo B, o Potiguar de Mossoró lidera com 9 pontos, seguido do Baraúnas com 7, ABC chega em 3º lugar com 2 pontos e por último está o Força e Luz com apenas 1 ponto. Todas as partidas acontecerão simultaneamente às 20h. O time elétrico entra em campo contra o Potyguar de Currais Novos, no Bezerrão. Caso vença, a equipe vai a 4 pontos. Se o ABC não sair vitorioso, atingiria no máximo 3 pontos (considerando empate) e não se classificaria, ainda que o julgamento punisse o Baraúnas com a retirada de seis pontos.

Ainda no cenário considerando a punição do Baraúnas e a regressão para 1 ponto, caso a equipe mossoroense vença a partida contra o Santa Cruz de Natal (que é o 1º lugar do Grupo A) no Edgarzão, o Baraúnas iria a 4 pontos. Caso o ABC perca ou empate contra o Globo, o alvinegro estaria novamente atrás na classificação e não disputaria a semifinal do 2º turno.

Se o Baraúnas for punido pelo TJD, o único cenário que aponta a classificação do ABC para a semifinal seria fazer o dever de casa com uma vitória contra o Globo e, caso não, precisaria torcer para a derrota dos dois times do mesmo grupo. Para o Força e Luz e o Baraúnas, ainda que vencessem os jogos, não chegariam a pontuação do alvinegro.

No Grupo A, o Globo ocupa a 4º colocação com apenas 1 ponto. Foram duas derrotas e apenas um empate, registrado ainda na primeira rodada do 2º turno contra o Força e Luz, por 1 a 1, no dia 7 de março. Desde então, essa foi a única vez que a águia de Ceará-Mirim balançou as redes.

Entenda a denúncia contra o Baraúnas

O ABC ingressou, na tarde da segunda-feira (1º), com uma notícia de infração contra o Baraúnas. A denúncia se refere a escalação do volante Ramon, do time mossoroense, na goleada de 4 a 0 contra o Globo, na última quinta-feira (28). O entendimento do setor jurídico do alvinegro é que o atleta estaria suspenso por punição automática de três cartões amarelos e não poderia participar da partida.

O documento apresentado pelo ABC mostra as datas dos cartões recebidos por Ramon, punido em dois jogos diante do América, pela semifinal do primeiro turno e no confronto que abriu o segundo turno, na sequência ocorreu o cartão amarelo diante do Potyguar Seridoense, fato que, na prática, impediria Ramon de ser escalado pelo treinador Marcelinho Paraíba para o confronto posterior, diante do Globo.

O presidente do clube, Lima Neto, cita o Artigo 9 que informa sobre a contabilização independente de cartão para definir a classificação e, por esse prisma, o dirigente entende que os cartões devem zerar na virada de um turno para o outro, também para efeito de suspensão. O caso será julgado na quinta-feira (4), às 18h, na Sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas