terça-feira, 18 de junho, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 18 de junho, 2024

ABC pode disputar a Copa do Brasil 2025; entenda

O ABC possui uma chance de ter uma vaga na Copa do Brasil 2025. Para isso se concretizar, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) precisa subir no posicionamento do ranking da CBF. Caso isso ocorra, o RN teria uma terceira vaga na competição nacional.

De acordo com o regulamento da competição, são 92 vagas no total. Destas, 80 são reservadas para os estaduais. As vagas que restam são divididas entre os nove primeiros colocados da Série A, campeão da Copa do Nordes, campeão da Série B e campeão da Copa Verde, fechando assim as 12 vagas restantes.

Por ordem, o campeão e vice-campeão potiguar teriam direito as vagas na Copa do Brasil, devido ao posicionamento da FNF no ranking da CBF. Caso a federação ganhe novas posições, mais uma vaga é aberta para mais um time potiguar na competição. Com isso, o terceiro lugar disputaria também o torneio nacional.

O RN está na 15º posição no ranking da CBF. Para subir, o Estado precisa de bons desempenhos nas competições que os times estão inscritos. A FNF está atrás do Maranhão (14º), com uma diferença de 726 pontos, e na frente da Paraíba (16º) e Amazonas (17º).

Para ganhar posições no ranking, o futebol potiguar teria que contar com o acesso do América à Série C. Caso isso não se concretize, para o ABC ter chance da terceira vaga na Copa do Brasil, os alvinegros teriam que torcer para que Sampaio Côrrea/MA e Amazonas/AM não façam boas campanhas em suas respectivas divisões.

Desde 2020, o RN possui apenas duas vagas na Copa do Brasil. Para 2025, América, atual campeão potiguar, e o Santa Cruz de Natal, vice-campeão, estão garantidos na competição. No entanto, o resultando ainda não foi homologado devido a uma ação impenetrada do Baraúnas, que ainda tramita no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas