quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024

Dicas Para a Melhor Escolha da Sua Adega III

- Publicidade -
Dando continuidade à esta terceira e última matéria sobre adegas, voltamos a falar da beleza nos acabamentos, obviamente que dentro do contexto harmônico do ambiente, em que os estilos, acabamentos e cores estejam em perfeita sinergia arquitetônica. 
A porta de vidro permite ver as garrafas, o que a diferencia de uma geladeira comum de uma adega
A porta de vidro da sua adega além de permitir ver as garrafas, o que a diferencia de uma geladeira comum na sala, são compostas de dois vidros especiais entremeados por gás argônio, que protegem seus vinhos dos raios UV. 
As luzes incidindo sobre as garrafas não são recomendáveis, mas elas dão beleza e permitem uma melhor identificação dos vinhos, portanto certifique-se de estas luzes são frias, e ainda assim, só as ascenda no momento de apanhar o vinho. Algumas adegas têm espaço para acomodar garrafas Magnum e Double Magnum (1,5 litros e 3 litros respectivamente), mas caso não tenham e você queira investir nesse tipo de garrafa, certifique-se de que as prateleiras são removíveis, pois isso permitirá que você guarde garrafas maiores removendo-as. 
Levando em consideração todos estes detalhes mencionados aqui e nas matérias anteriores, você poderá ter em casa, guardando seus melhores vinhos, um equipamento que seja ao mesmo tempo decorativo e funcional, e que expresse a sua personalidade e o seu bom gosto, tornando o ambiente agradável e acolhedor para você, seus familiares e seus convidados, não faltando oportunidade para apreciar bons vinhos. 
Sobre os Sistemas de Refrigeração
Essa é a parte mais importante da sua adega, portanto dispense bastante atenção a ela, afinal este é o coração do equipamento. A grosso modo existem dois sistemas de refrigeração para adegas: o sistema por compressor e por troca de calor, e entre eles existem vantagens e desvantagens. O sistema de troca de calor nas adegas termoelétricas (com placas de cerâmica) dá estabilidade para a adega e isenção de barulho, além de reduzir o gasto de energia, mas foi desenvolvido para locais de climas temperados amenos, onde as temperaturas não excedem os 25ºC, nestas condições a adega trabalha para diminuir sua temperatura interna tendo como referência à temperatura do ambiente (externa). Este sistema de refrigeração é mais apropriado para quem mora em regiões frias do país. 
Já o sistema de compressor é mais indicado para o Nordeste, onde a temperatura média é superior aos 25ºC. Mas alguns compressores além de barulho produzem vibração no equipamento, o que não é bom para os seus vinhos. Este sistema também gera um maior gasto de energia. Por esta razão opte por marcas que trabalham com compressores silenciosos e de baixa vibração, jamais com compressores normais de geladeira. O fabricante Art des Caves tem motores com proteção contra quedas de energia, que não disparam com qualquer piscadela elétrica como se fosse pegar no tranco, e tem ainda portas bem imantadas que permitem uma boa vedação, economia de eletricidade e menos sobrecarga para o compressor. São várias as marcas disponíveis no mercado: Arte des Caves, Brastemp, Eurocave, Dynasty Viking, GE e LG, das menores e simples às mais amplas e completas em tecnologia para atender as suas necessidades de espaço, sofisticação e recursos.  
O Que Fazer Com os Seus Vinhos se a Adega Quebrar 
A primeira coisa a fazer assim que identificar o problema é acionar a assistência técnica do fabricante. Não peça para um técnico qualquer repará-la porque isso invalida a sua garantia. Lembre-se, nas grandes cidades um bom fabricante deve atender seu chamado em no máximo 24 horas. Em seguida não abra a adega, assim você manterá por mais tempo a temperatura interna. Caso o tempo de atendimento se prolongue, envolva todos os seus vinhos em filme plástico e transfira-os para a sua geladeira, assim você evitará que alguns rótulos, mais frágeis, danifiquem ou mofem com condensação gerada pela mudança de temperatura.   
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas