quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024

Escola da Assembleia prepara novos projetos

- Publicidade -

A direção da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prepara um redimensionamento dos trabalhos para este ano. Como por exemplo o curso de Formação de Assessores Parlamentares. De acordo com o diretor da Escola, José Bezerra Marinho, o curso vai fortalecer o papel do assessor parlamentar. “Essa é uma função que exige um determinado perfil de que sejam pessoas que articulem bem as entidades representativas da sociedade com o Parlamento. E com isso, se torna uma pessoa que pode facilitar muito, tanto a presença da sociedade, das suas necessidades, dos seus interesses, legítimos interesses junto ao Parlamento, como, por outro lado, se torna um interlocutor mais fácil na hora em que ele esteja preparado para interagir com os parlamentares e suas assessorias”, disse ele.


José Bezerra Marinho disse ainda que o projeto deve percorrer as cidades do Rio Grande do Norte, em parceria com as Câmaras Municipais. “É um programa de formação de gestores de altíssimo nível em, que a Escola da Assembleia vai formar para a gestão pública, não apenas para o servidor, mas também pessoas da sociedade, jovens que queiram participar do processo político e que tenham uma visão muito ampla e completa dos desafios da gestão pública”, completou.


Fortalecendo o seu papel, a Escola da Assembleia continuará oferecendo cursos direcionados à sociedade como o programa de iniciativa da Diretoria de Gestão Tecnológica, que é a formação de jovens como programador da Web. Ainda de acordo com a direção da Escola, o Conexão Enem deve ganhar uma nova roupagem.


“Nós estamos examinando as melhores alternativas para reeditar as aulas de reforço e de preparação para o Enem. A Escola dará segmento às atividades como cursos para servidores, para a sociedade, também cursos de idiomas, como inglês, espanhol, de libras e está sendo discutida a implantação através da Escola de um atendimento em libras para as pessoas que sejam portadoras de deficiência auditiva”, divulgou.

Aplicativo
Com o objetivo de oferecer praticidade aos seus alunos, a Escola da Assembleia está lançando uma nova versão do aplicativo da Instituição Acadêmica, para oferecer uma experiência mais aprimorada aos usuários, em uma perspectiva mais recente e atualizada.


O novo programa espera garantir maior estabilidade e eficiência, deixando os alunos mais antenados ao receber notificações com a oferta dos cursos e inscrições realizadas de forma simples.


Agora é importante que todos os nossos alunos baixem a nova versão, que traz consigo uma interface renovada e recursos aperfeiçoados. O download pode ser feito na App Store ou Google Play, disponível para iOS e Android.

Passo a passo do app

1- Acessem a loja de aplicativos de seus dispositivos (App Store para iOS ou Google Play Store para Android).
2- Procurem por “Escola da Assembleia do RN” e encontrem o nosso aplicativo.
3- Clique em “Baixar” para baixar a nova versão.

‘Teremos uma academia de excelência em gestão pública’

Estamos examinando as melhores alternativas para reeditar as aulas de reforço e de preparação para o Enem.” – Foto: Acervo ALRN

Além do Curso de Formação dos Assessores Parlamentares, quais outras novidades a Escola da ALRN traz para 2024?
Em 2024, a Escola prossegue com o seu programa de formação e desenvolvimento do servidor público da Assembleia e outras atividades voltadas para toda a sociedade. Nós entendemos que a Escola é da Assembleia e esta é da sociedade e do povo. Então, em primeiro lugar, precisamos atender a missão da Escola que é a formação dos servidores. A assessoria dos senhores deputados, a formação de quadros de gestão de qualidade. Um outro curso é o de gestor de parlamento. O Congresso Nacional e a Assembleia são um parlamento, mas as câmaras de vereadores que têm um papel importante nas sociedades também são parlamentos. Em todas as cidades do Rio Grande do Norte, todas as sedes dos municípios têm suas câmaras. Vamos preparar adequadamente gestores para que eles saibam lidar com as dificuldades e oportunidades do processo legislativo no parlamento.

Atualmente, qual a sua perspectiva sobre o papel da Escola tanto para a ALRN quanto para a gestão pública?
Neste ano, destacamos um programa fundamental para este momento que vive não apenas o Rio Grande do Norte, mas também todo o País, que é o desenvolvimento de gestão pública de excelência e alto nível. Todos os dramas, dificuldades e entraves ao desenvolvimento podem ser resolvidos com vontade política, de um lado, associada a uma gestão competente, de outro. Esse programa a que me refiro é uma academia de excelência em gestão pública. O master plan (ferramenta de planejamento físico-espacial) da academia já está sendo contratado e até junho devemos ter isso definido. Para formação e criação desse curso, nós vamos ouvir universidades, centros geradores de saberes, o empresariado, as diversas organizações do empresariado e, essencialmente, as senhoras e os senhores deputados. Junto a eles, os órgãos de governo.

Quais foram os principais avanços obtidos em 2023 pela Escola?
Em 2023, nós tivemos um aprendizado muito grande com tudo que foi feito, mas há um programa que foi iniciado que é de decisiva importância social. Trata-se do curso de formação de programador da web para os filhos e filhas dos nossos servidores terceirizados. Esse programa é de um alcance extraordinário e esses jovens de 15, 17 anos, até 24/25, sairão depois de um ano de formação praticamente todos empregados. O curso começou o ano passado e vai terminar no meio deste ano. A demanda para os programadores e para o trabalho digital é enorme e os cursos que existem não atendem. Esse é um programa que foi concebido na diretoria de tecnologia da Assembleia e é ministrado pelos servidores da área de tecnologia. É algo que nos enche de alegria.


Um dos cenários apontados é o fortalecimento de cursos direcionados à sociedade. Ao todo, quantas vagas serão disponibilizadas para capacitações no RN e em quais cursos?
Essa pergunta, não posso responder objetivamente, mas estamos permanentemente abertos para encontrar novas possibilidades de encontrar cursos para a sociedade como um todo e não apenas para o servidor da Assembleia. Isso vai depender, evidentemente, das nossas disponibilidades e da própria demanda que chega no site e no aplicativo da Escola. Essas são as informações que, no momento, nós podemos dar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas