domingo, 23 de junho, 2024
24.1 C
Natal
domingo, 23 de junho, 2024

Arquidiocese vai estudar criação de duas dioceses

A Arquidiocese de Natal irá instalar, no próximo dia 8 de junho, uma comissão para a realização de um estudo para embasar a criação de duas novas dioceses no Rio Grande do Norte. Um decreto que institui a comissão, a qual contará com 10 membros, já foi instituído pelo arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso. Além disso, posteriormente, serão criadas comissões auxiliares, formadas por clérigos, religiosos e leigos, para colaborar com os estudos de viabilidade de criação – os quais têm previsão de conclusão em seis meses.


O monsenhor Valquimar Nogueira, coordenador da comissão, explicou que a intenção de criar novas dioceses não é nova. Estudos anteriores mencionavam os municípios de Santa Cruz, João Câmara e Macau como locais para as instalações. “A comissão terá o papel de avaliar quais são as condições atuais destes e de outros territórios, para saber quais serão as novas sedes das dioceses, bem como da própria Arquidiocese de Natal”, pontuou. Uma das motivações para a criação, de acordo com o decreto instituído, é a extensão territorial da própria Arquidiocese de Natal.


O documento cita que são 25,1 mil km² e uma população de mais de 2,2 milhões de pessoas no território arquidiocesano com sede na capital. “Na verdade, há um pedido muito antigo para que se criem novas dioceses no território da Arquidiocese, a fim de atender bem a todas as necessidades pastorais. Desse modo, Dom João, como está chegando agora, quer realmente colocar em prática a proposta do papa Francisco, de que o pastor deve se aproximar de suas ovelhas, algo fundamental para a vida da Igreja. Por isso, ele retoma esse pensamento e propõe um novo estudo”, afirma monsenhor Valquimar.


“É sempre importante dizer que o arcebispo não está querendo mexer no território da Arquidiocese de Natal ou em outros territórios. Ele está procurando buscar o ideal que o papa propõe: quanto menor [a área territorial], melhor para se trabalhar e pastorear”, complementa o monsenhor. A instalação da comissão acontecerá no próximo dia 8 de junho, às 10h, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz. “A partir desta data começarão os estudos de viabilidade pastoral, administrativa, econômica e de sustentabilidade”, diz.


Após a conclusão, os estudos serão encaminhados à Nunciatura Apostólica e de lá, seguem para Roma, onde o papa autoriza a criação das novas dioceses. Atualmente, conforme explicou monsenhor Valquimar Nogueira, o Rio Grande do Norte possui três dioceses, instaladas nos municípios de Natal, Mossoró e Caicó.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas