terça-feira, 18 de junho, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 18 de junho, 2024

Campanha de vacinação contra poliomielite começa segunda em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal inicia, a partir desta segunda-feira (27), a campanha de vacinação contra poliomielite no município. A imunização está disponível para cerca de 45.756 crianças menores de cinco anos e segue até o dia 14 de junho, com o Dia D de intensificação programado para o sábado, dia 8. Os dois tipos da vacina estão disponíveis, a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), para crianças aos dois, quatro e seis meses de vida, e o reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de quatro anos.

Poliomielite (Pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves.

Com o último registro da doença ocorrido em 1989 no Brasil, a vacinação atua redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.

O esquema vacinal é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, e com mais duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de quatro anos.

Em Natal, a vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e nos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

No sábado, dia 8 de junho, acontece o dia D de intensificação da vacina nas salas de vacina do município, e durante o mês acontecem diversas ações de intensificação dos imunizantes.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas