domingo, 12 de maio, 2024
29.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Chuvas mudam o visual no interior do Estado

- Publicidade -

RESERVATÓRIOS - Açudes do Médio Oeste tomam água e animam moradoresDepois de um rápido veranico, as chuvas voltaram ao interior animando o carnaval em muitas cidades do Seridó, do Oeste, e Alto Oeste. De acordo com relato das emissoras de rádio, entre o final da tarde de domingo e o início da manhã de segunda-feira foram registradas chuvas de média e grande intensidades em sete municípios do Seridó. A maior delas foi em Ipueira: 103 milímetros. Em São João do Sabugi choveu 85 milímetros, Timbaúba dos Batistas 28, Ouro Branco 30, Caicó 32, São Fernando 14 e no distrito da Palma, em Caicó, um dos mais atingidos pela estiagem, 36 milímetros. Nos municípios paraibanos vizinhos a Ipueira, os açudes encheram.

Da segunda-feira para a terça-feira, as nuvens se deslocaram para o Alto Oeste e Médio Oeste. Em Pau dos Ferros a chuva foi de 30 milímetros. Em Janduís, onde os açudes e barreiras já haviam tomado água na semana passada, voltou a chover. Foram 12 milímetros na segunda-feira à noite e mais 8 mm até o meio-dia de ontem, segundo informações fornecidas pela prefeitura local. O tempo estava fechado, prenunciando boas chuvas em toda a região.

As chuvas no Médio Oeste eram uma questão de tempo. O clima abafado, de 40 graus durante o dia, e 32 à noite, prenunciava a chegada da temporada de inverno. Os agricultores que já preparam a terra iniciam o plantio ainda este semana. Eles estão esperançosos de que o inverno deste ano, apesar das previsões de que possa ficar abaixo da média, seja suficiente para garantir as culturas de subsistência.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a Quarta-feira de Cinzas é de tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas no Norte e Oeste; pancadas de chuva isoladas nas demais áreas. As condições meteorológicas, informa o Inmet, deve se repetir na quinta-feira.

As imagens de satélites, ontem à tarde, mostravam nebulosidade intensa em 80% do território do Ceará; em toda a região central da Paraíba, e no Alto Oeste norte-rio-grandense.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas