A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte informou nesta terça-feira (27) que recebeu uma carga de 16.160 doses de Coronavac para a vacinação de crianças de 3 a 4 anos de idade. Segundo o órgão, no entanto, esse número é insuficiente e não corresponde ao pedido realizado ao Ministério da Saúde.

Em nota, a Sesap afirmou que a pasta solicitou o total de 80 mil doses ao Ministério da Saúde, levando em consideração a quantidade de crianças que ainda precisam ser vacinadas contra a covid-19 no estado. O número de 16.160, nesse sentido, representa apenas 20% do total solicitado pela Secretaria.
Até o momento, segundo dados do RN+Vacina, apenas 3% das crianças de três a quatro anos foram totalmente imunizadas contra a covid-19, ou seja, receberam a dose única (DU) e a segunda dose (D2). O percentual está abaixo da meta de cobertura que objetiva aplicar 76.171 doses. “A Sesap aguarda que o ministério atenda o pleito da forma mais rápida possível, com o objetivo de garantir a saúde das crianças potiguares”, diz a Sesap em comunicado.