sábado, 22 de junho, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 22 de junho, 2024

Europeus querem investir em marina

Com o propósito de promover o intercâmbio na capacitação profissional e em eventos esportivos, empresários europeus apresentaram uma proposta de construção de Marina em Natal ao secretário de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), Joacy Bastos. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (12), na sede da Seel, no bairro de Candelária, e contou também com a participação dos secretários municipais do Turismo, Fernando Bezerril, e do Esporte, Luiz Eduardo Machado Pereira.

Os empresários Phillipe Pico Mata, diretor de projetos do Anteagroup (Agence Rhône-Alpes Méditterranée), Sérgio Azzareto, do grupo HFC Portugal, Jean-Marie Barbero, diretor e coordenador financeiro do grupo New Com Marine, e Ricardo Moesch, diretor do MECC Solutions comunicaram o interesse em investir na construção de uma Marina em Mar Aberto, na praia de Areia Preta.

O mesmo grupo também estuda o interesse em participar da licitação para construção da Marina do Estuário do Potengi, que deverá ser localizada a 500 metros da Fortaleza dos Reis Magos e a 50 metros da Ponte Forte-Redinha. A marina do Estuário do Potengi é considerada de médio porte, já a da Praia de Areia Preta, caso concretizada, será de grande porte.

O projeto da Marina em Mar Aberto agrega ações sociais e esportivas ao turismo que é o ponto forte do empreendimento. No local, devem ser instaladas a Escola de Marinheiro Civil e a Escola de Manutenção de Velas. Uma parceria com a Federação Francesa de Velas poderá garantir condições para Natal sediar eventos internacionais na área náutica.

Para o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, uma Marina representa a geração de renda e investimentos da ordem de R$ 150 milhões. “Em uma marina, cada barco gera em torno de seis empregos na área de manutenção e que exigem qualificação. Daí a necessidade importante de criar escolas de capacitação profissional”, destacou Fernando Bezerril. Ricardo Moesch, do grupo MECC solution, considera como positiva a conversa entre os empresários europeus e os governos estadual e municipal para a concretização do projeto da Marina em Mar Aberto. “Foi demonstrado grande interesse nas esferas públicas estadual e municipal. O próximo passo é consolidar um termo de compromisso entre as partes para darmos início as ações”, ressaltou o empresário.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas