terça-feira, 18 de junho, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 18 de junho, 2024

Natal amplia público contemplado com vacina antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a ampliação da vacinação antirrábica para profissionais que trabalham realizando banho e tosa de cães e gatos e para auxiliares veterinários. Os profissionais foram incluídos, junto a outras categorias já contempladas que possuem risco de exposição ao vírus da doença, para receber a profilaxia pré-exposição e podem procurar um dos pontos de vacinação para receber o imunizante.

“Essa é uma vacina que já era aplicada em públicos específicos, como veterinários, biólogos e profissionais de laboratório de virologia e anatomopatologia para raiva, por exemplo, então agora, além desses grupos, funcionários que lidam com animais e que trabalham em Pet shop foram incorporados às categorias e passam a ter o direito de fazer o esquema pré-exposição”, explica Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Para se imunizar, os profissionais que trabalham realizando o banho e tosa de cães e gatos e os auxiliares veterinários devem comparecer a um dos pontos de vacinação portando prescrição assinada por um médico veterinário, ou declaração de vínculo emitida pelo estabelecimento em que o profissional atua. “É importante que os profissionais compareçam levando essa documentação, pois a vacinação só acontece com essa comprovação de que o profissional atua exposto ao vírus da doença”, reforça Veruska.

O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante, que devem ser administradas no intervalo de sete dias após a primeira dose. No município, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, além dos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

A profilaxia pré-exposição é uma medida de prevenção indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva. A ampliação para os novos públicos segue a norma técnica lançada pelo Governo do Estado, com a intenção de evitar a perda de doses da vacina antirrábica (inativada) com validade até o mês de junho de 2024.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se e pode ser letal. A principal via de transmissão da Raiva (Hidrofobia) é o contato com a saliva contaminada de um animal doente, mais comumente por meio de lesão da pele do indivíduo, uma vez que o vírus não penetra pela pele íntegra.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas