sábado, 22 de junho, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 22 de junho, 2024

Natal conta com 13 empresas credenciadas para vistorias veiculares

Quem já precisou transferir a propriedade, financiar ou emplacar um veículo certamente passou pelo processo de vistoria veicular, antes realizadas apenas pelo Detran. Mas, desde 2022, quando foram regulamentadas pelo Denatran, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) descentralizam cada vez mais esses serviços. Em Natal, elas já são 13 e atendem a 40% da demanda.

Sem necessidade de agendamento ou de se deslocar para muito longe do trabalho ou residência, o natalense encontra ECVs nas quatro zonas da cidade, atendendo em horário mais estendido do que o disponibilizado pelo Detran para vistorias de carros, motos, caminhões e reboques, em apenas 20 minutos.

No RN, as ECVs estão habilitadas a realizar vistorias para transferência de propriedade de veículo, 2ª via de recibo, conversão para placa Mercosul e inclusão ou baixa de gravame.

De acordo com o Contran, a vistoria veicular tem como objetivo verificar se os itens de identificação do veículo (placa, número de chassi, etc.) e a documentação são autênticos; o proprietário informado é o dono legítimo do veículo; o veículo possui os equipamentos obrigatórios descritos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se eles funcionam adequadamente.

Desse modo, o propósito das ECVs é examinar os veículos para consolidar a regularização de vários trâmites veiculares e auxiliar no combate a fraudes como falsificação de documentos e clonagem de veículos, além de garantir que os carros, motos, caminhões e reboques circulem em bom estado de conservação pelas ruas da cidade.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas