sábado, 2 de março, 2024
33.1 C
Natal
sábado, 2 de março, 2024

Natal tem pelo menos 60 desabrigados e vai decretar emergência devido às chuvas

- Publicidade -

A Prefeitura do Natal vai decretar situação de emergência no município devido às chuvas que estão ocorrendo na cidade desde a segunda-feira (27). Segundo a secretária de Planejamento de Natal, Joana Guerra, que está coordenando o comitê de crise, foram registradas chuvas de 241mm na cidade em 24h, valor quase 10 vezes maior do que a média para o mês de novembro. Ao todo, pelo menos 60 pessoas estão desabrigadas devido às precipitações.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), Joana Guerra disse que a maior parte das pessoas desabrigadas estava nas proximidades da lagoa de captação do Santarém, que transbordou. Moradores relataram que não estavam funcionando bombas no local e a secretária disse que, de fato, foram registrados furtos em alguns dos equipamentos nas lagoas, mas que as chuvas, devido ao volume, foram as responsáveis pelos maiores transtornos.

“Há algumas lagoas que transbordaram porque as bombas não suportaram o volume de águas, mas desde a noite de ontem que a Prefeitura está fazendo o monitoramento e alguns órgãos, como a Urbana, estão atuando na desobstrução de galerias e também em outras frentes para proteger a população”, explicou Joana Guerra. “Diante dos números colhidos e da situação, iremos decretar estadi de emergência para ter o respaldo maior de ampliar as equipes e até para acelerar o recebimento de recursos”, confirmou.

De acordo com dados do Cemaden, a Cidade Alta teve o maior acúmulo de chuvas, com 245,73mm, seguido por Nossa Senhora da Apresentação (244,88mm) e Pajuçara (240,11mm).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas