quinta-feira, 29 de fevereiro, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 29 de fevereiro, 2024

Seis lagoas de captação transbordaram durante chuvas em Natal

- Publicidade -

Seis lagoas de captação transbordaram em Natal durante as fortes chuvas que atingiram a cidade entre segunda (27) e esta terça-feira (28). Equipes de manutenção e drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e da Urbana foram mobilizadas para a limpeza e reparos das bombas de drenagem das lagoas de captação.

Ao todo, transbordaram as lagoas de captação do Aliança, Acaraú, José Sarney, Cidade da Esperança, Jardim Primavera e Santarém. A Prefeitura do Natal alegou que roubo de fios das bombas de drenagem atrapalharam a capacidade de escoamento dos reservatórios.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE questionou a Secretaria de Planejamento (Sempla), por meio da assessoria de imprensa, para saber se o problema já foi resolvido, mas ainda não recebeu resposta. A titular da pasta, Joana Guerra, coordena o Gabinete de Gestão de Crise.

O transbordamento das lagoas culminou na invasão das águas em residências adjacentes e no consequente desalojamento de famílias. Cerca de 60 pessoas foram acolhidas na Escola Estadual Adelino Dantas, na Zona Norte, para onde se deslocaram voluntariamente.

No local, foram colchões, lençóis, kits de higiene e limpeza pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A Prefeitura definiu que, em caso de necessidade, as Escolas Municipais Henrique Castriciano (Santos Reis); Nossa Senhora da Apresentação (Nossa Senhora da Apresentação); Estela Lopes (Lagoa Azul) e Cristina Osório (Felipe Camarão) e o Centro de Convivência Ivone Alves (Lagoa Azul) serão utilizados como abrigos provisórios. 

A Defesa Civil registraram cerca de 40 ocorrências entre segunda e esta terça-feira. De acordo com a diretora do órgão, Fernanda Jucá, a maior parte dos problemas foi registrada no entorno das lagoas de captação.

Devido aos transtornos provocados, a Prefeitura declarou estado de emergência por 90 dias. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas