domingo, 23 de junho, 2024
23.1 C
Natal
domingo, 23 de junho, 2024

Uso adequado da IA pode torná-la um forte aliado dos professores, afirma educadora do Senac-RN

O uso consciente da Inteligência Artificial (IA) na educação pode ser um forte aliado ao professor, afirma Priscilla Silveira, educadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RN), em entrevista ao programa Tribuna Livre da Jovem Pan News Natal (93,5 FM).

Segundo a educadora, o Chat GPT possibilita grandes vantagens aos professores, dentre eles, a otimização do esforço operacional no planejamento das atividades educacionais. No entanto, Priscilla ressalta a necessidade em entender o funcionamento da ferramenta.

“Temos que ter esse cuidado, é muito importante entender como funciona a ferramenta e como perguntar. Dependendo de como eu utilizo as técnicas de prompt (pergunta). Dependendo de como eu faço, eu posso extrair o potencial ou não daquela ferramenta”, conta Priscilla.

Somado a esses dois pontos, Priscilla chama a atenção para o uso ético e responsável da IA, em que há uma série de princípios a serem seguidos. “A coisa mais fácil é você sem querer tá usando de forma antiética a ferramenta. Os professores precisam se atualizar quanto a essas questões”, disse Priscilla.

“Eu costumo dizer que a ferramenta tem que fazer com que você seja melhor do que você é, e não fazer esse uso de ser a ferramenta”, pondera a educadora.

Priscilla enfatiza o alerta para o risco da dependência, em tomar as respostas do Chat GPT como a única, sem confrontar os dados e buscar outras fontes.

Assista a entrevista completa na íntegra:

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas