terça-feira, 18 de junho, 2024
23.1 C
Natal
terça-feira, 18 de junho, 2024

Operação investiga central de fake news contra autoridades no RN

A Operação “DesFarsa”, que investiga a existência de uma central de fake news que opera com a intenção de criar, disseminar ou promover notícias falsas sobre autoridades do Rio Grande do Norte, com fins políticos e manipulação da opinião pública, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (23). No total, foi realizado o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada, no RN, além de Garuva, em Santa Catarina.

As investigações revelaram um esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis em redes sociais, uma delas contando atualmente com mais de 20 mil seguidores, voltadas a beneficiar interesses políticos e pessoais dos envolvidos. As informações são criadas conforme o interesse dos clientes para influenciar e formar a opinião pública, bem como com o propósito de coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestígio de instituições públicas.

A ação foi realizada Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), com o apoio do Gaeco do MPSC e da Polícia Militar. Quatro promotores de Justiça, 14 servidores do Gaeco/GSI e 20 policiais militares do RN, além de cinco servidores do Gaeco de SC estiveram envolvidos na operação.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas