segunda-feira, 15 de abril, 2024
26.1 C
Natal
segunda-feira, 15 de abril, 2024

Audiência propõe criação de Centro de Referência para doenças raras no RN

- Publicidade -

Por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (SDD), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) vai realizar audiência pública nesta quinta-feira (29), para debater a criação de um Centro de Referência para doenças raras no RN. O debate vai acontecer a partir das 14h ,no auditório Cortez Pereira, na sede da ALRN.

“O Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em 28 de fevereiro, é mais uma oportunidade para refletirmos sobre os avanços e desafios no atendimento a pessoas com esse tipo de enfermidade. Promover o aprimoramento do sistema público, com a criação de mais centros de referência para a realização de exames e terapias, além da capacitação dos profissionais de saúde, médicos e pediatras para o reconhecimento dos sinais e sintomas de uma doença rara são algumas das soluções propostas pelos especialistas de todo o País”, defende Cristiane.

A parlamentar justifica também que a restrição de acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento é uma triste realidade no País. Pois atualmente, apenas 12 estados do Brasil contam com centros de referência. São 18 estabelecimentos de cuidado especializado credenciados pelo Ministério da Saúde.

No entanto, este número ainda está aquém da população que necessita de cuidados especiais – estima-se que 13 milhões de pessoas sejam afetadas pelo problema. “A criação desses locais de atendimento em todas as capitais do País seria uma forma de garantir o acesso à atenção de saúde especializada e multiprofissional ao paciente”, afirma a propositora.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas