terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Henrique Eduardo Alves é eleito presidente da Câmara dos Deputados

- Publicidade -

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) foi eleito para a Presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2013-2014. O parlamentar mais antigo da Casa, com onze mandatos consecutivos na Câmara, foi eleito com 271 votos, conseguindo a eleição no primeiro turno, superando Chico Alencar (Psol-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES), que tiveram, 11, 165 e 47 votos, respectivamente. Foram 3 votos brancos.

Henrique vai ocupar a vaga deixada por Marco Maia (PT-SP). O peemedebista firmou compromisso para fortalecimento do Legislativo e prioridade para a discussão de PECs específicas.
Henrique foi eleito para o biênio 2013-2014 no comando da Câmara dos Deputados
Durante o discurso em plenário, antes da disputa com os deputados Chico Alencar, Rose de Freitas e Júlio Delgado, Henrique disse que a Câmara é injustiçada. “Não é pelos seus defeitos, é por ela se expor, por ela ser verdadeira. Mas todo mundo aqui chegou pelo voto consciente e livre do povo brasileiro”, disse o parlamentar.

Argumentando que conhecedor do funcionamento do Legislativo, Henrique disse que, pela história que construiu no Parlamento, tem a obrigação de cumprir um bom papel enquanto presidente da Câmara.

“Eu não me perdoaria se depois que ali me sentar dissesse que não pude fazer isso. Quem tem 42 anos aqui, conhece essa Casa, suas entranhas, qualidade, defeitos, somos o conjunto da sociedade brasileira nas suas facetas, seus sonhos, na sua esperança e no seu caráter. Quem tem essa história é fazer ou fazer. Se Deus quiser, eu vou fazer, nós faremos juntos”, disse Henrique, antes da eleição.
#SAIBAMAIS#
Como presidente da Câmara, Henrique firmou o compromisso de priorizar a apreciação dos vetos presidenciais e formar comissões para a discussão de Projetos de Emenda à Constituição (PECs) que tratam sobre o orçamento impositivo, que obrigaria o Governo Federal a aplicar os recursos definidos no Orçamento Geral da União e modificados através das emendas parlamentares..

Além de Henrique Eduardo Alves, outro parlamentar do Rio Grande do Norte fará parte da Mesa Diretora da Câmara. O deputado Fábio Faria foi eleito para o cargo de 2º vice presidente. Após ser eleito em primeiro turno presidente da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) assumiu o comando da Mesa Diretora e procedeu à apuração dos votos para os demais cargos. Confira a lista dos demais eleitos:
– Andre Vargas (PT-PR) – 1ª Vice-Presidência
– Marcio Bittar (PSDB-AC) – 1ª Secretaria;
– Simão Sessim (PP-RJ) – 2ª Secretaria;
– Maurício Quintella Lessa (PR-AL) – 3ª Secretaria;
– Biffi (PT-MS) – 4ª Secretaria.
– Suplentes de secretário: Gonzaga Patriota (PSB-PE), Takayama (PSC-PR), Vitor Penido (DEM- MG) e Wolney Queiroz (PDT-PE).

Linha do tempo

.

1) Eleito em 1970 pelo MDB para a Câmara Federal, empossado no ano seguinte, Henrique Eduardo foi um dos mais jovens deputados federais do país. Tinha 22 anos de idade. Desde então, conviveu com lideranças políticas significativas para o Brasil, como Ulisses Guimarães.

.
 2)
Em 1980, com a volta do multipartidarismo ao Brasil, e ao lado do então deputado estadual Garibaldi Filho, e já na terceiro mandato na Câmara Federal, Henrique Eduardo segue o pai, Aluizio Alves, na criação do Partido Popular (PP).

.

3) É rápida a passagem pelo PP. Em 1982, o partido é absorvido pelo PMDB e Henrique Eduardo retorna a legenda de origem.

.

4) Em 1988, Henrique disputa a eleição para a Prefeitura de Natal, como candidato a sucessão do então prefeito Garibaldi Filho. A eleição foi ganha por Wilma de Faria. Neste mandato, HE dá início a defesa de projetos para a instalações de Zonas de Procesamento de Exportações (ZPE’s) nas regiões Norte e Nordeste.

.

5) Eleito em 1990 para o sexto mandato consecutivo na Câmara Federal, Henrique Eduardo critica a política econômica do Governo Collor (bloqueio das cadernetas de poupança) e atua como uma das vozes de alerta no Congresso para os rumos que o país estava tomando.

.

6) Em 1992, Henrique Eduardo Alves tenta novamente, sem sucesso, a eleição para a Prefeitura de Natal.

.

7) Na campanha de 1998, candidato ao oitava mandato, Henrique Eduardo é eleito com mais de 15% dos votos válidos no Rio Grande do Norte e, proporcionalmente, o deputado federal mais votado no país.

.

8) Entre os anos de 2001 e 2002, a convite do então governador Garibaldi Filho, Henrique Eduardo assume a Secretária para Assuntos de Governo do Rio Grande do Norte, sua única passagem em cargo executivo fora do Congresso Nacional.

.

9) Em 2009, como relator da comissão mista, consegue a aprovação de mudanças para o Programa Minha Casa Minha Vida, pelo qual o governo federal vem financiando a construção e aquisição de casas e apartamentos populares em todo o país.

.

10) Ao completar 40 anos de vida pública, é reeleito em 2010 para o 11º mandato na Câmara Federal, se tornando o mais antigo parlamentar em atividade no Congresso com mandatos ininterruptos. Ocupou a liderança do PMDB na Câmara entre 2007 e 2013.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas