quarta-feira, 17 de abril, 2024
33.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Kleber Fernandes denuncia dados do Censo da Educação no Estado

- Publicidade -

Em discurso contundente na tribuna da Câmara Municipal do Natal, o vereador Kleber Fernandes (Republicanos) trouxe à tona preocupantes dados do Censo da Educação de 2023. Revelados pelo Ministério da Educação (MEC), os números apontam que o Rio Grande do Norte ostenta a lamentável posição de pior taxa de distorção idade-série no ensino médio do país, afetando 39,1% dos estudantes. Para o parlamentar, essa realidade representa um “troféu” vergonhoso e inaceitável para o estado.


Os dados foram destaque na edição da TRIBUNA DO NORTE da terça-feira (27). Segundo o MEC, 39,1% dos estudantes da rede pública do Estado têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados.
Kleber enfatizou a gravidade da situação, destacando que mais de um terço dos jovens potiguares não estão na série adequada para suas idades. “Tamanho absurdo e vergonha nacional para o RN ser premiado com esse troféu. Troféu que o RN não merecia ter ganho. O que que isso significa? É que mais de um terço dos nossos jovens não estão na série adequada, nivelada para sua idade”, alertou.

Em suas palavras, o parlamentar expressou seu descontentamento e alertou para as consequências devastadoras que isso acarreta. Ele ressaltou a preocupação com o aumento do número de jovens repetindo de ano, abandonando as salas de aula e enfrentando dificuldades de aprendizagem. Em sua fala, Kleber lançou um apelo por ações urgentes e efetivas para reverter esse cenário alarmante.

“À medida que isso acontece, esse jovem e adolescente que se desestimula de continuar na sala de aula, ele busca outros destinos, como a via da marginalidade, do crime, infelizmente. E isso tira por completo a perspectiva de sonho de futuro para essa juventude”, finalizou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas