terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Paulinho Freire recebe apoio de 5 partidos à pré-candidatura

- Publicidade -

Sem candidatura própria a prefeito de Natal há quatro eleições, o partido União Brasil, sucedâneo dos extintos PFL e Democratas, volta a ser protagonista nas eleições majoritárias na capital do Rio Grande do Norte, com o anúncio oficial, na manhã desta terça-feira (23), da pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire à sucessão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e apoio de pelo menos cinco partidos, incluindo PL, PP, PSDB e Podemos.


A última vez que o União Brasil lançou candidato próprio a prefeito de Natal, foi nas eleições de 2004, com o ex-deputado federal Ney Lopes, quando era denominado de Partido da Frente Liberal (PFL), criado durante a redemocratização do país (1985) em substituição a Arena e PDS.


Nas eleições seguintes, apoiou candidatos de outros partidos – Micarla de Souza (PV), em 2008; Rogério Marinho (PSDB), em 2012; Carlos Eduardo (PDT), em 2016 e Álvaro Dias (PSDB), em 2020.


Inicialmente, o deputado Paulinho Freire havia escolhido o Hotel Arituba para oficializar a sua pré-candidatura ao Executivo e anunciar o apoio de cinco partidos de oposição, mas alterou o local do evento para um auditório maior, na Arena das Dunas, que tem capacidade para receber 320 pessoas sentadas.


Freire vem convidando apoiadores a participarem do ato político pelas redes sociais: “Com muita satisfação conto com sua presença para o evento oficial de adesão dos partidos a minha pré-candidatura a prefeito de Natal”. O parlamentar disse que ”neste momento o seu apoio é fundamental para construirmos, juntos, uma cidade onde os anseios da população sejam atendidos, vamos unir forças e fazer história!”


Como membro do diretório municipal do União Brasil, o deputado federal Benes Leocádio, entende que Paulinho Freire “é um dos melhores quadros da família do partido no Brasil e no Rio Grande do Norte, tem todas as condições para representar o União Brasil numa candidatura à prefeitura da capital”.


Para Benes Leocádio, “ninguém mais do que ele (Paulinho) conhece, tem experiência, história política na capital do Estado, já vivenciou o parlamento, presidindo por várias vezes e não tenho dúvida nenhuma de que terá condições de fazer um grande trabalho enxergando a prefeitura”.


“Tenho certeza que a sua campanha agregará muitas forças políticas e principalmente a opinião pública natalense de que Paulinho Freire possa ser um grande gestor para a nossa capital, tem toda a nossa solidariedade e apoio”, continuo.


Segundo Leocádio, o UB “estará à unanimidade, solidário ao posicionamento tomado pelo deputado Paulinho Freire em Natal”. O presidente estadual do UB, ex-senador José Agripino, diz que só vai se pronunciar após a entrevista de Freire aos jornalistas.


Presidente estadual do Podemos, senador Styvenson Valentim, declarou que “diante do quadro político que a gente tem, é de longe o melhor nome para prefeito do que qualquer outro que a gente conhece”.


Styvenson Valentim disse que tem boa convivência com todos os parlamentares do Rio Grande do Norte, mas hoje tem uma relação de confiança com Paulinho Freire, a ponto de que as emendas parlamentares que sejam destinadas a Natal possam ser revertidas em obras para a população, como no interior e mesmo na capital, onde contribui para a construção de hospital infantil para tratamento de câncer e de outro hospital oncológico em Currais Novos, na região do Seridó, nos valores de R$ 38 e 42 milhões, respectivamente.


Valentim afirma que com o apoio da maioria dos parlamentares, poderão vir emendas para Natal, em diversas áreas como saneamento, dragagem e asfaltamento de ruas, saúde e educação. “Por ser a maior cidade, os problemas são maiores”, disse o senador, a respeito das necessidades de regiões como as Zonas Norte e Oeste da cidade.


Valentim dá como exemplo a usina de asfalto sediada em Cruzeta, no Seridó, que vai permitir uma economia de 65% na pavimentação de ruas. “A cada dez ruas, pavimenta-seis ruas e meia e ainda acaba com a corrupção, não se faz dois centímetros de asfalto, que depois não presta mais”.


Também membro do diretório municipal do UB, o vereador Felipe Alves confirmou que estará hoje no ato político, “ até porque é um anúncio do meu partido e eu conheço Paulinho Freire, porque fui vereador com ele durante muitos anos e sei da sua competência e do quanto ele gostaria de ser prefeito de Natal”.


“Então, acredito que vai ser um momento importante, vários partidos vão anunciar apoio a essa pré-candidatura e a nossa expectativa é que ele, a partir de agora, realmente cresça significativamente nas pesquisas e cada vez mais a população abraça esse projeto”, concluiu Alves.


Nas redes sociais, o presidente municipal do PSDB, vereador Klaus Araújo, antecipa como será o seu engajamento no projeto político do deputado: “Tenha certeza que farei a sua campanha como se fosse a minha”.


Araújo disse que Paulinho “é um dos políticos mais experientes aqui do Estado, com uma carreira vitoriosa, além de contar com a sua experiência na iniciativa privada, é um gestor privado de sucesso, então acho que vai contar muito isso para a prefeitura do Natal, acho que com esse casamento, quem vai ganhar é a cidade do Natal”.


Já a vereadora Nina Souza (PDT) afirmou que “as expectativas são as melhores possíveis, haja vista que nós sabemos que Natal é uma cidade que tem belezas naturais, que tem uma potencialidade enorme, é uma cidade que tem um povo muito trabalhador, um povo muito alegre, determinado, mas que precisa, obviamente, de uma direção. E essa direção, ela precisa ser construída a partir de várias mãos”.


Então, segundo Nina Souza, a pré-candidatura que “vem alinhada com mais quatro partidos políticos, um partido forte como o União Brasil, atrelado ao Podemos, PP, PSDB e PL, nós temos aí, uma perspectiva de uma grande gestão, porque a prefeitura, por si só hoje, não consegue prover as necessidades básicas do povo de Natal”.


Na avaliação de Nina Souza, “esses partidos todos aliados serão um grande canal junto ao governo federal para ajudar a cidade de Natal. Todos os parlamentares desses partidos aí possuem emendas, possuem envergadura, possuem credibilidade. E vão sim buscar condições para que o pré-candidato Paulinho Freire venha assim ser um grande prefeito, se essa for a vontade do povo do Natal”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas