terça-feira, 18 de junho, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 18 de junho, 2024

Uruguai oferece avião e drones para ajudar no RS, mas governo Lula recusa

Após a solicitação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), junto as autoridades do Uruguai por ajuda nos resgates e auxílios a população afetada pelas enchentes no território gaúcho, o Executivo do país sulamericano ofereceu o envio de lanchas, drones e aviões. Porém, o governo federal dispensou a oferta, sob a alegação de que os equipamentos não seriam necessários.

A solicitação do governo gaúcho envolvia o envio de duas lanchas motorizadas, dois drones para busca de pessoas em situação de isolamento e de um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules. A aeronave serviria para levar as lanchas às regiões afetadas. Além disso, ela seria usada para transportar doações advindas do Uruguai, que faz fronteira com o estado.

Em nota, o governo brasileiro afirmou que a falta de pistas disponíveis para pouso, na cidade de Porto Alegre, foi o fator que causou a recusa. “O Brasil possui a aeronave KC 390 que atende a necessidade dos transportes, pois pousa em pista menor e transporta maior carga. O trabalho de resgate e apoio humanitário vem sendo feito com 243 embarcações e drones das Forças Armadas”, disse a Defesa, em nota.

Com informações da Folha de São Paulo

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas