segunda-feira, 6 de maio, 2024
30.1 C
Natal
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Desvio na BR-304 está 50% concluído, diz DNIT

- Publicidade -

Em construção desde o dia 3 de abril, mas com o prazo adiado em razão das fortes chuvas, as obras do desvio da ponte da BR-304, próximo ao município de Lajes, estão com 50% de conclusão. O balanço foi confirmado em nota pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na quinta-feira (25).

No início da construção do desvio, a governadora Fátima Bezerra informou que a obra, a cargo do DNIT, iria durar 15 dias. Esse prazo não foi cumprido e uma nova previsão para a segunda quinzena de abril foi fixada. Com a justificativa do excesso de chuvas que dificultaria a colocação do material do pavimento, um novo prazo foi determinado, desta vez para a primeira quinzena do mês de maio.

De acordo com o DNIT, o desvio terá 500 metros de extensão, 10,5 metros de largura (incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada) em pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A pista provisória deverá ser utilizada posteriormente como parte do canteiro de obras para execução da nova ponte.

“O anteprojeto para contratação emergencial de empresa que vai construir a nova ponte está em análise pela equipe técnica da autarquia. Após a aprovação do anteprojeto, será dado início ao processo de contratação de empresa especializada para a obra. Importante esclarecer que a nova estrutura terá conformações diferentes da travessia que colapsou, visando elevar a capacidade de vazão no segmento e afastar o risco da ocorrência de sinistros”, cita a nota do DNIT.

A ponte da BR-304, próximo ao município de Lajes, caiu no final do mês de março após chuvas intensas na região. Como alternativa para quem precisa se deslocar entre Natal e Mossoró, os motoristas precisam alongar a distância através de desvios.

No início desta semana, se tornou público a existência de um desvio construído em propriedade privada, nas proximidades da ponte. O local não passa por fiscalizações e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não tem responsabilidade sobre o trecho. A utilização da rota, do início do desvio até o retorno à rodovia federal, leva cerca de 11 minutos. Segundo registro de motoristas, o valor cobrado para utilizar o desvio pela propriedade privada varia entre R$ 20 e R$ 30.

Confira os desvios indicados pelo DNIT para quem realiza o trajeto entre Natal e Mossoró:

Sentido Natal – Mossoró

Rota 1: BR-226/RN, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, acessando A BR-304, em direção a Mossoró;

Rota 2: BR-406/RN até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304/RN (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

Sentido Mossoró – Natal

Rota 3: Saindo pela BR-304/RN e acessando a RN- 118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau ingressar na BR-406/RN, em direção à capital Natal;

Rota 4: BR-304/RN, acessar RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226/RN;

Rota 5: Sair pela BR-110/RN e pegar a BR-226/RN até Natal;

Rota 6: Santana dos Matos saída única via Jucurutu na BR-226/RN.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas