sábado, 18 de maio, 2024
28.4 C
Natal
sábado, 18 de maio, 2024

Enchente de Santa Cruz completa 43 anos; mais de mil casas ficaram destruídas

- Publicidade -

Em meio a uma onda de enchentes e transtornos causados pelas chuvas em diversas cidades, o Rio Grande do Norte tem no dia 1º de abril um dia ligado ao atual momento. Nesta mesma data, em 1981, potiguares viviam um dos episódios mais marcantes da história local: A enchente que atingiu as cidades de Santa Cruz e Campo Redondo. Na ocasião, mais de mil casas foram destruídas.

A enchente também deixou mais de 3 mil pessoas desabrigadas. O evento foi tratado como “a enxurrada mais violenta já registrada no RN”. De acordo com o jornal Diário de Natal, na época, pelo menos seis pessoas morreram. A tragédia ocorreu depois que o açude Santa Cruz teve sua capacidade, que anteriormente era de cinco milhões de metros cúbicos, para 10 milhões.

O aumento foi causado pelo arrombamento do açude Mãe D`Água e uma pequena barragem na cidade de Campo Redondo. O alerta para a população foi realizado pelo prefeito do município na ocasião. Com um serviço de som, ele apelou para que as pessoas saíssem das partes mais baixas da cidade, onde moravam, e procurassem os pontos mais altos.

A tragédia poderia ter sido pior. Porém, a telefonista Maria de Fátima conseguiu comunicar o pároco da cidade, Mosenhor Raimundo Barbosa, sobre o iminente rompimento da barragem. Este ajudou a avisar a cidade e vidas foram salvas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas