segunda-feira, 17 de junho, 2024
28.1 C
Natal
segunda-feira, 17 de junho, 2024

Projeto Carreta Literária chega ao município de João Câmara

Centenas de estudantes de escolas públicas e comunidades indígenas do município de João Câmara, no Rio Grande do Norte, contarão, a partir do dia 24 de maio, com um convite irrecusável para mergulhar no mundo da leitura. É a biblioteca móvel do projeto Carreta Literária, que figura entre os projetos da frente social CPFL Jovem Geração, e será doada à Prefeitura Municipal.

Ao todo, a iniciativa vai percorrer 42 escolas do município de João Câmara com inauguração na Escola Estadual Indígena Professor Francisco Silva do Nascimento, às 10h. Disposto numa espécie de “book truck”, o acervo de 600 livros dos mais diferentes gêneros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, é apresentado num ambiente lúdico e acolhedor de uma carreta itinerante, onde os estudantes podem ler em cadeiras, mesas, puffs e tendas, tornando o acesso ao conhecimento uma atividade ainda mais prazerosa num contexto inusitado.

A biblioteca móvel vai passar um período de trinta dias em cada uma das escolas municipais de João Câmara e também nas comunidades indígenas do município. Depois de fazer o itinerário completo, a Carreta Literária inicia o percurso todo novamente. O equipamento cultural também pode ser atração em datas comemorativas da cidade, levando seu acervo para uma comunidade ainda maior.

“O município se sente grato por esse presente, a Carreta Literária vai proporcionar aos nossos estudantes da rede pública municipal a oportunidade de viajar no mundo da leitura, intensificando o gosto pela literatura através da contação de histórias e outras atividades lúdicas”, comemora a Secretária de Educação de João Câmara, Ozélia Medeiros

Além da doação do acervo itinerante, os educadores das cidades beneficiadas pelo projeto também terão acesso a uma plataforma 100% online e gratuita com cursos para formação de leitores, contação de histórias e alfabetização. Todos os cursos possuem carga horária de 30 horas e certificação ao final.

“Nosso objetivo com a entrega da Carreta Literária é diminuir a distância entre livros e leitores, principalmente crianças e jovens – público que durante a formação escolar tem os primeiros contatos diretos com a literatura. Dessa forma, criar não só uma possibilidade de acesso, mas várias, onde a Carreta circula por diversas escolas e espaços de cidades, levando um acervo muito rico de conhecimento e ludicidade para toda a sua população, e dentro de um equipamento que brinca em ser um ‘book truck’ que vai saciar a fome por saberes”, conta Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil.

Para a head do Instituto CPFL, o projeto é uma ferramenta de incentivo à educação. “O projeto Carreta Literária é uma iniciativa que busca tornar a experiência da leitura ainda mais cativante e acessível. Apoiamos a iniciativa por meio da frente CPFL Jovem Geração, que reúne iniciativas de cultura, esporte e educação para transformar o futuro de crianças e adolescentes. Oferecendo uma variedade de opções para todos os gostos e idades, proporcionamos uma experiência educacional enriquecedora e divertida para a comunidade”, explica a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

CARRETA LITERÁRIA
O projeto parte do conceito de menu de livros para promover um caráter lúdico à experiência da leitura. Nas opções de “entrada”, o cardápio oferece aperitivos como crônicas, contos e outras leituras breves. A opção “prato principal” sugere obras da literatura clássica e bestsellers. Já para a “sobremesa”, as alternativas mais “doces” da literatura: títulos infantis e de poesia.

Conheça mais um pouco sobre o projeto Carreta Literária:

Serviço:

Inauguração Carreta Literária

Onde: Comunidade do Amarelão – João Câmara

Quando: 24 de maio

Horário: 10h

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas