domingo, 14 de abril, 2024
29.1 C
Natal
domingo, 14 de abril, 2024

Semana de mobilização contra dengue inicia no RN neste sábado

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte inicia neste sábado (2) a Semana Estadual de Combate à Dengue. A ação acontece em paralelo ao chamamento feito pelo Ministério da Saúde para o “Dia D – Brasil Unido Contra a Dengue”, com o objetivo de desenvolver atividades focadas em ações preventivas e de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ao todo, a campanha vai ocorrer por oito dias envolvendo diversas instituições e os 167 municípios potiguares.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado (Sesap/RN), as estratégias de ação foram discutidas ao longo da tarde de sexta-feira (1º) com a instalação do Centro de Operações de Emergência de Arboviroses (COE/RN), convocado pela pasta. Para marcar o início das estratégias, será realizada uma ação de limpeza no Hospital Geral João Machado.


“Temos um objetivo comum e por isso é necessário esse trabalho conjunto. Por meio do COE, toda semana vamos revisar as ações e discutir o cenário da dengue no nosso estado, sempre com um olhar intenso na prevenção”, disse Lyane Ramalho, secretária de Estado da Saúde Pública.

Ao longo da Semana Estadual, também estão previstas ações com as áreas da Segurança, Educação, Assistência Social, Administração Penitenciária e Infraestrutura do estado, que deverão atuar diretamente nos prédios públicos do estado com mutirões de limpeza. “Nossas 586 escolas estão orientadas para agir e orientar, com materiais educativos, os nossos quase 200 mil estudantes a respeito da importância de combate aos focos de mosquito. Eles serão agentes de saúde também, dentro dos lares”, pontuou Cleo Kozerski, secretária-adjunta de Educação do RN.

Durante a reunião do COE, a segurança pública também firmou parceria nas ações de enfrentamento à dengue. “Em todos os municípios temos servidores da segurança pública, seja PM, policial civil, bombeiro ou do ITEP, e eles vão apoiar os agentes de saúde em todas as ações necessárias”, disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo. “Reforço que toda a estrutura física e humana do Corpo de Bombeiros está à disposição”, completou o coronel Luiz Monteiro Junior, comandante do Corpo de Bombeiros.

A reunião contou também com representantes das secretarias de Estado da Assistência Social (Sethas), da Administração Penitenciária (Seap) e da Infraestrutura (SIN), da Universidade do Estado do RN (UERN) e da Polícia Militar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas