quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Sesap inicia realização de cirurgias ortopédicas eletivas no interior do RN

- Publicidade -

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou nesta quinta-feira (15) a realização de procedimentos ortopédicos eletivos no interior do Rio Grande do Norte. Esta é a primeira vez que a Sesap oferta à população potiguar este tipo de serviço em uma unidade de saúde pública, dentro do processo de reforço da regionalização da ortopedia, que visa diminuir a pressão nos hospitais da Região Metropolitana.

A abertura do novo serviço ortopédico foi feita no Vale do Açu, através do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos. Na unidade, que realizou 437 cirurgias ortopédicas de urgência em 2023, a equipe fez uma cirurgia de reconstrução de ligamento de joelho, que passa a ser uma das especialidades disponíveis.

A partir de março, as cirurgias ortopédicas eletivas também chegarão ao Alto Oeste, onde os pacientes serão atendidos no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros. E, para o segundo semestre de 2024, o planejamento é que o movimento alcance o Seridó, com o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes passando a realizar cirurgias eletivas de ortopedia.

Desde 2021, a Sesap vem investindo na ampliação da quantidade de cirurgias ortopédicas no RN. Nesses três primeiros anos foram feitos mais de 53 mil procedimentos, dos quais apenas 19.793 foram realizados em 2023. A rede montada pela Sesap para atender a ortopedia hoje conta com procedimentos sendo realizados em 10 unidades – oito da rede pública e duas da suplementar -, espalhadas por todas as regiões do RN, com os avanços e ações sendo coordenados pelo Núcleo Estadual de Ortopedia do Complexo Estadual de Regulação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas