segunda-feira, 15 de abril, 2024
26.1 C
Natal
segunda-feira, 15 de abril, 2024

As pedras vão rolar na Ribeira

- Publicidade -

Da beira do mangue de Recife até o outro lado do mundo, o Festival Dosol traz bandas de diferentes referências dentro de um só espaço.  DuSouto (RN), Orquestra Boca Seca (RN), Retrofoguetes (BA), Devotos (PE), Eddie (PE) e até o veterano grupo punk The Exploited (UK) são algumas das atrações que tocarão  fogo no palco do Festival nos dias 07 e 08 de novembro no Espaço Cultural Dosol.

Segundo Anderson Foca, organizador do festival, a cena da música brasileira passa por “um momento iluminado”. “Está melhor do que nunca esteve na minha opinião. É muito difícil escalar um Festival como o DoSol e como o MADA por isso. Posso afirmar que nunca teve tanta criatividade como tem hoje. E essa criação está mais visível devido a facilidade de divulgar e gravar. Por tudo isso escolher as bandas para o festival é cada vez mais difícil”, disse Foca ao VIVER.  O interessante da seleção do Dosol é a aceitação do material dos grupos através da página de relacionamentos de música myspace. “Como a banda não precisa mandar material físico, não gastam dinheiro e assim fica mais acessível”.

Foca lembra que o Festival já surgiu utilizando a internet como ferramenta de comunicação entre as bandas. “Percebo hoje que a banda que não tem um myspace legal ela não existe. Essa facilidade, mudou nossa relação com as bandas. Um ponto importante é que o show fica cada vez mais importante, pois na internet as coisas ficam igualadas”, contou Foca.

Para a seleção, além dos mares inquietos da internet, o organizador caminhou por diferentes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife ouvindo e prestando atenção em novos e antigos grupos. “Essa visita em outros festivais e em estados diferentes me fez ter a ideia de realizar uma mostra extra em Mossoró e em Recife, lugares onde a música está latente”. O chamado “Drop´s” acontecerá dia 05 de dezembro em Recife e dia 12 de dezembro em Mossoró. Em Natal, o evento – que está em sua sexta edição – acontece em duas etapas. Nos dias 07 e 08 de novembro em Natal/RN (Rua Chile, Ribeira) e de 19 a 22 de novembro na Casa da Ribeira, no chamado Festival Dosol música contemporânea reunindo artistas que realizam trabalhos em outros estilos diferentes do rock, como Seu Zé, Macaxeira Jazz e Simona Talma. A gente conseguiu experimentar isso ano passado e esse ano aumentou 100% são 4 dias com 12 bandas com entrada gratuita.

Assim como na edição de 2008, o Festival Dosol acontece ocupando espaços já existentes na Ribeira. Grito Filmes (sobrado do antigo Itajubar), Bar Dosol, Armazém Hall e Casa da Ribeira estarão recebendo shows, bandas, imprensa.

As atrações internacionais são o grande diferencial da edição de 2009. Os gringos são Danko Jones (Canadá), Pulverhund (Noruega) e uma lenda do punk rock mundial, os escoceses do The Exploited. “O trio canadense Danko Jones é uma das formações roqueiras mais legais da atualidade. A banda coleciona participações nos maiores festivais de música do mundo como Rock Im Park, Rock Am Ring, Wacken Open Air e Reading. O grupo vem em tour brasileira organizada pelo Dosol e também passa por Recife e São Paulo”, contou Foca.

Para ele, o “The Exploited” é uma das formações mais tradicionais do punk rock de todos os tempos. “Na atividade desde 1980, a banda é uma referência mundial no estilo e promete atrair fãs de vários estados do Nordeste, já que a apresentação deles é a única agendada na região”. O grupo está em turnê pelo Brasil por cidades como São Paulo, Fortaleza e Brasília.

Serviço

Festival Dosol, dias 7 e 8 de novembro. Os ingressos do evento vão custar R$ 30,00 a casadinha para os dois dias, e R$ 20,00 cada dia. Os shows dos dias 19 a 22 na Casa da Ribeira são gratuitos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas