terça-feira, 21 de novembro, 2023
29.4 C
Natal
terça-feira, 21 de novembro, 2023

“Caravana Jardim de Histórias”percorre escolas municipais da capital

- Publicidade -

O projeto “Caravana Jardim de Histórias” surgiu como uma plataforma criativa que utiliza a arte literária como ferramenta educativa. Idealizado e dirigido pelas psicólogas e escritoras Alessandra Macêdo, Ana Andréa Maux e Geórgia Hackradt, o projeto inicia a partir do dia 22 (quarta), uma maratona educativa por diversas escolas municipais da capital, propondo um plano de ações que inclui a distribuição de livros de autoria do núcleo.


Desde setembro o projeto desenvolve seu plano de ações, e as obras das escritoras vêm sendo trabalhadas dentro das escolas previamente selecionadas. De 22 de novembro até 01 de dezembro o projeto vai passar por escolas nos bairros do Alecrim, Santa Catarina, Nossa Senhora da Apresentação, Quintas, Pajuçara, Bom Pastor, e Felipe Camarão.


Através das obras “Filho por amor: a história de Guido”, “Algodão-doce, carrossel e a madrasta” e “As Casas de Clara”, o projeto traz um novo olhar sobre temas que estão presentes nos lares, mas que muitas vezes, são sensíveis para as crianças: adoção, novos arranjos familiares, separações de pais, vínculos afetivos com madrastas/padrastos, entre outros.


A iniciativa de conversar com as crianças através das histórias, visa também desconstruir, de uma forma lúdica, eventuais preconceitos que possam existir no âmbito escolar com relação às crianças que pertencem a um arranjo familiar que não seja a tradicional família nuclear (pai, mãe e filhos biológicos), auxiliando as instituições na condução desses temas. Além de trabalhar a literatura, a interpretação de histórias e resgatar o hábito de leitura entre as crianças.


Segundo Andréa Maux, a proposta do “Jardim de Histórias” é mobilizar afetos a partir de expressões de arte, como a literatura e o audiovisual. “São ferramentas que nos ajudar na discussão dos temas que trabalhamos. São temas que envolvem a família, então são temas que despertam afeto e a gente aprende que essa ‘costura’ entre arte e psicologia faz um casamento muito bonito”, analisou.


Geórgia Hackradt reforça: “Os livros foram pensados com muito cuidado, desde as temáticas até as ilustrações. Nossa intenção é aproximar o leitor de temas que são sensíveis, fazendo isso de forma delicada e responsável”. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão e Colégio CEI. É uma realização do Núcleo Jardim de Histórias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas