quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

EMUFRN realiza 11ª Mostra de Violoncelos de Natal

- Publicidade -

A  Escola de Música (EMUFRN)  promove a partir da próxima quarta-feira (22) a  11ª Mostra de Violoncelos de Natal, com o tema Aldo Parisot – O intérprete. O evento, realizado em  parceria com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), a Fundação José Augusto e a Capitania das Artes de Natal, acontece até o dia 26 de novembro e conta com masterclasses e palestras ministradas por professores da UFRN e de outras universidades do país. 

Um dos objetivos da Mostra é manter vivo o legado de Aldo Parisot e, assim, inspirar jovens violoncelistas. Parisot foi um natalense famoso no mundo inteiro por causa de sua música. É considerado um dos maiores violoncelistas do século 20. 

De acordo com Fábio Presgrave, docente e organizador do evento, Parisot é uma das grandes figuras mundiais. “Ele transborda todas as barreiras. Ser professor catedrático de Yale por mais de seis décadas é uma coisa que também transborda o musical. Para todas as áreas, eu acho que é um fato quase que inigualável”, destaca.

Ainda de acordo com Fábio, a importância de Parisot ultrapassa o mundo das artes. “As realizações dele levam orgulho a todos os brasileiros, e estamos em um momento histórico no qual precisamos ter exemplos positivos e que nos unam”, relata

Programação

Na programação artística da Mostra, estão incluídas apresentações do grupo UFRN Cellos abertas ao público, sendo a primeira delas na cerimônia de abertura, que acontece no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música. Depois, no dia 23 de novembro, o grupo parte para uma apresentação de violoncelos, em um ambiente mais descontraído, no Mahalila Café & Livros. Já no dia 24 de novembro, serão realizadas atividades na Pinacoteca Potiguar, com apresentação das professoras da Mostra.

No dia 25 de novembro, o evento realiza uma apresentação com o grupo UFRN Cellos no Papódromo, localizado em Lagoa Nova, no Centro Administrativo do Governo. E, para encerrar a programação, o grupo Ensemble de Cellos se apresenta para o público na Praça Pedro Velho, no dia 26 de novembro, às 17h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas