quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Forró potiguar atinge a capital de Portugal

- Publicidade -

Tádzio França
Repórter

O forró potiguar segue atravessando fronteiras na voz de Iranilda Santana Albuquerque, a Deusa do Forró. A cantora seridoense será atração musical na feira internacional BLT – Bolsa Turismo de Lisboa, um dos mais tradicionais e maiores eventos de turismo da capital portuguesa, de 28 de fevereiro a 3 de março. Deusa vai cantar todos os dias, usando roupas feitas por bordadeiras potiguares, e apresentado a música do Rio Grande do Norte para o mundo.


Não será a primeira vez de Deusa em Portugal. Em dezembro do ano passado ela participou do “O Baião Vai”, um tradicional festival de cultura brasileira sediado em Lisboa há 14 anos. Portanto, Deusa já sabe que o forró não é um corpo estranho no país. “Por incrível que pareça, foi a melhor experiência da minha vida. O público ficou encantado com meu show, com a minha forma de cantar. E esse festival é um encontro de vários países. Tem gente da Alemanha, da Rússia, e até dos Estados Unidos que vão participar do evento”, diz.


Acostumada a se apresentar em Natal e nos municípios do interior potiguar, Deusa ficou surpresa com a recepção europeia a um gênero musical tão típico de uma região do Brasil. “A nossa cultura é muito bem-vinda por lá, o pessoal nos vê com outros olhos. Eu me senti em casa mesmo, mesmo sem falar a língua deles, de muitos que estavam lá. Fora os portugueses, que a gente entende a língua, mas as pessoas que falavam inglês e outras línguas, eles amaram, tiraram foto, foi muito bacana mesmo”, conta.


A repercussão no festival “O Baião Vai” fez com que, pouco mais de dois meses depois, Deusa fosse convocada novamente para cantar em terras lusitanas. E ela não ficará apenas no estande do Rio Grande do Norte na BLT: vai aproveitar e dar uma esticada no dia 03 de março até Lisboa para soltar a voz no Maria Bonita Festival, um evento que também celebra o forró através do canto e da dança, com direito a bailes, workshops e oficinas. Deusa fará um dos shows de abertura do Maria Bonita. O forrobodó lusitano não para.


Além de fazer a poeria levantar em solo português, Deusa também vai mostrar a cultura potiguar no próprio visual. Ela usará figurinos produzidos por marcas, costureiras e bordadeiras potiguares. Uma delas é da Santá Artesanato Conceitual, uma associação localizada em Santa Cruz, especializada na criação e comércio de produtos artesanais que invocam a identidade do agreste potiguar. As peças que Deusa usará unem cortes modernos com aplicações de crochê, bordados e estampas típicas. Ela estará vestida de RN.

Elba a Beyoncé
Deusa é filha de Acari, e está na estrada forrozeira há 35 anos. Ela despontou na cena musical potiguar como integrante do grupo As Potiguaras, composto apenas por mulheres, o que chamava bastante atenção na época. Em 2009, Deusa formou seu próprio grupo feminino de forró, As Nordestinas. E a partir de 2018 iniciou sua carreira solo.


No palco, a artista canta, dança e toca triângulo, um dos instrumentos mais difíceis do forró pé-de-serra. Deusa acredita que sua performance é um diferencial importante enquanto forrozeira. Deusa é defensora do forró tradicional, mas sem conservadorismo. Ela se diz influenciada tanto por Elba Ramalho quanto pela Beyoncé.


Deusa tem três discos lançados – “Diferentes das iguais”, “Apego ao sertão” e “Bulir com tu” – nos quais exalta suas influências de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Jorge de Altinho, entre outros mestres. Em 2022 lançou o EP “Gente de Marinês”, produzido pelo filho da própria Marinês (1935-2007).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas