domingo, 3 de março, 2024
29.1 C
Natal
domingo, 3 de março, 2024

Sacudindo ao som da bossa-samba

- Publicidade -

Tádzio França – repórter

Khrystal cai hoje no sambalanço do Rio de Janeiro. A cantora potiguar foi convidada para participar do show do lendário cantor e compositor Orlandivo, 73 anos, um dos pioneiros da bossa nova. A apresentação, no restaurante São Vicente, Lagoa, também terá a participação de Maurício Maestro, arranjador do grupo Boca Livre. “Khrystal é fã de Orlandivo, e para ela será uma honra dividir o palco com ele”, disse o produtor Zé Dias.

Khrystal experimenta o ritmo pré-bossa de Orlandivo, hoje no RioO convite surgiu por ocasião da presença de Khrystal no Rio de Janeiro para a gravação do programa em homenagem a Ademilde Fonseca. “A cantora Amanda Bravo, filha de Durval Ferreira, importante compositor da bossa nova, é fã de Khrystal e quando soube que ela estaria por lá nesta data, fez o convite. Claro que aceitamos”, conta Zé Dias. No palco, a natalense cantará cerca de três músicas, pinçando alguns clássicos de Orlandivo, como “Bolinha de Sabão” e “Samba Toff”.

O chamado sambalanço nada mais é que uma mistura do samba  com a cadência da bossa nova. Orlandivo Honório da Silva é considerado o expoente desse gênero. “Ele é o rei dessa época pré-bossa nos anos 50 e 60. Considero ele tão importante quanto o Hianto de Almeida”, explica Zé Dias. No início dos anos 60, atuou como crooner do conjunto de Ed Lincoln, gravando as músicas “Samba no Japão”, “Amor quadradinho” e “Vai devagarinho”, parcerias com Roberto Jorge, e “Brincando de samba”, parceria com Celso Murilo.

Orlandivo lançou o primeiro disco em 1962, “A chave do sucesso”. Destacou-se com as gravações de “Tamanco no samba”, com Helton Meneses, “Saudade em seu lugar”, com Roberto Jorge e “Bolinha de sabão”, com Adilson Azevedo.Em 1966, teve as músicas “O ganso” e “O amor que eu guardei”, parcerias com Ed Lincoln gravadas por Ed Lincoln e seu conjunto.

Suas canções foram interpretadas por diversos artistas como Ed Lincoln, Golden Boys, Wilson Simonal, Cauby Peixoto, Ângela Maria, João Donato, Sônia Delfino, Trio Esperança, Dóris Monteiro, Claudette Soares, Jorge Ben, Elza Soares, Celso Murilo e Luís Carlos Vinhas, entre outros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas