sábado, 27 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sábado, 27 de abril, 2024

Valéria Oliveira se apresenta em estreia do projeto “Samba de Arruar”

- Publicidade -

A cantora, compositora e instrumentista Valéria Oliveira, formou mais uma roda de samba para chamar de sua e circular pela cidade. A primeira parada da nova batucada vai ser no Alecrim, com o projeto “Samba de Arruar”. Estreia no dia 30 (sábado), do meio-dia até às 15h, na Praça Gentil Ferreira. A ideia é atrair clientes, lojistas, e amantes do samba para um momento de cultura e lazer no coração do centro de comércio popular de Natal. A primeira temporada terá quatro edições, todas no Alecrim, no último sábado de cada mês: 30 de março, 27 de abril, 25 de maio e 29 de junho.


A roda reúne na estreia Valéria Oliveira (voz e cavaco), Jubileu Filho (7 cordas e vocal), Kelliney Silva (voz e percussão), Mirelly Angélica (percussão), Deny Nascimento (percussão) e traz como convidados as cantoras Dani Cruz e Daniela Fernandes, o cantor Ivando Monte e o músico Cesinha Sampaio (cavaco e banjo). “Meu desejo é oferecer mais um espaço para a prática de mulheres instrumentistas em rodas de samba. No Samba de Arruar, a cada nova edição vamos chamar novas instrumentistas e cantoras para divulgar e valorizar o trabalho dessas mulheres”, ressaltou a cantora.

“Samba de arruar” é um projeto sociocultural que pretende circular por bairros da grande Natal, compartilhando o legado de mestres e mestras do samba brasileiro, de compositores e compositoras potiguares, bem como a potência dos cantores e cantoras locais. Valéria atua há 33 anos na música, e há pelo menos 10 com o movimento do samba potiguar. Integrante do coletivo Mulheres na Roda de Samba de Natal, ela ressaltou que o projeto “Samba de Arruar” visa também incentivar a participação das mulheres nas rodas de samba potiguares.

Alecrim, referência cultural
A escolha de iniciar o “Samba de Arruar” pelo bairro do Alecrim não foi aleatória, segundo Valéria Oliveira. O bairro que é mais conhecido hoje por sua intensa atividade comercial, também já foi uma importante referência cultural na capital potiguar. O Alecrim está intrinsecamente ligado à boemia, tendo abrigado espaços como o Café Nice II, por onde passaram artistas de toda parte do país, especialmente ligados aos gêneros samba e choro, e o café-bar Quitandinha.

A Praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim, ponto tradicional da cidade, recebe o projeto | Foto: Magnus Nascimento

O bairro sempre foi um importante centro de difusão cultural potiguar, que também abrigou equipamentos como cinemas (o Cine Alecrim, São Pedro, São Luís, São Sebastião e o Cine Old), e teatros como o Jesiel Figueiredo e o Teatro Municipal Sandoval Wanderley, onde se apresentaram diversos artistas da terra, como a própria Valéria Oliveira, com o show “Folha de Alecrim”, na década de 90.

Valéria Oliveira nasceu no bairro das Rocas, o berço do samba natalense. Iniciou oficialmente sua carreira de cantora na década de 90, influenciada pelos ícones da MPB e da bossa nova. Lançou discos no Brasil e no Japão. A guinada de volta ao samba aconteceu em 2013, quando lançou o CD “Em Águas Claras”, em homenagem a Clara Nunes. O trabalho com a Velha Guarda da Portela fez com que a artista retomasse suas raízes no samba e criasse vários projetos em seguida.

Serviço:
Samba de Arruar – Roda de samba com Valéria Oliveira e convidados Estreia no sábado, dia 30 de março, das 12 às 15h, na Praça Gentil Ferreira, Alecrim. Acesso gratuito.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas