sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Idema cria Parque dos Mangues

- Publicidade -

IDEMA - Eugênio Cunha prevê abertura do parque até fim do ano

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) anunciou ontem a criação do Parque Estadual dos Mangues, na margem esquerda do estuário do Rio Potengi, em Natal. Para tanto, já foi assinado o decreto de desapropriação de 10 hectares da Gamboa do Manimbu, uma das áreas onde o parque será implantado. A segunda área abrangerá a Gamboa do Jaguaribe, num total de 782 hectares.

O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado de hoje. O Parque Estadual dos Mangues deverá começar a funcionar até o final do ano, com visitadas orientadas por monitores.

O presidente do Idema, Eugênio Cunha, disse que a instalação do Parque Estadual dos Mangues passará a ser mais um grande atrativo de lazer para o natalense e visitantes. “É uma idéia antiga e que só agora foi aprovada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente. A gente espera que esse equipamento desperte nas pessoas a importância sobre o ecossistema de mangue”, justificou Eugênio Cunha.

A implantação do Parque Estadual dos Mangues é parte do Programa de Recuperação do Estuário do Rio Potengi, que conta ainda com estação de tratamento de esgoto, sistema de tratamento de efluentes líquidos do Distrito Industrial de Natal e Macaíba, terminal pesqueiro, adequação das indústrias, zoneamento ecológico-econômico, monitoramento e fiscalização ambiental, mutirões de limpeza e barco-escola para passeios.

Dentro do Parque Estadual dos Mangues o visitante terá uma série de atrativos. Além de conhecer “in loco” toda a riqueza do ecossistema poderá visitar museus – do Sal e do Camarão -, passear pela lagoa e observar os estudos desenvolvidos no Centro de Pesquisa Estuarina.

O Idema, em parceria com a Emparn e universidades, pretende incentivar também o desenvolvimento de projetos de geração de renda associados à sustentabilidade estuarina, como a criação de ostras.

O Governo do Estado, através do Idema, está investindo cerca de R$ 3 milhões, captados por convênios entre Petrobras/Idema/Funcern-Cefet. Assim como é feito no Parque das Dunas, o Idema pretende desenvolver atividades culturais para estimular a visitação pública. O Parque Estadual dos Mangues contará ainda com restaurante e torres de observação. “Contamos com mais uma unidade de conservação, de vital importância para o ecossistema de manguezais que passará a ter nossa proteção”, enfatizou o presidente do Idema.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas