terça-feira, 14 de maio, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Anatel fica sem comando

- Publicidade -

Acaba nesta quinta (4) o mandato do presidente da Agencia Nacional de Telecomunicações, embaixador Ronaldo Sardenberg, e também o conselheiro Antonio Bedran deixará o órgão. Sem presidente e sem vice, a Anatel ficará acéfala. Sardenberg “trabalhava” sua recondução junto à ex-ministra Erenice Guerra, mas deu no que deu. E a campanha eleitoral impediu Lula de substituir Bedran e um novo presidente.

“Vamos fiscalizar Dilma, mas não seremos radicais”

Senador Sergio Guerra (PE), presidente do PSDB, dando o tom da oposição a Dilma

Olho da rua

O corregedor da Anatel, Henrique Gabriel, também escolhido pela ex-ministra Erenice, vai rodar. Ele voltará para a Anac.

Lulita

Os argentinos apelidaram a presidenta eleita Dilma Rousseff de “Lulita”. Ela é chamada assim nas ruas e até nos jornais.

Sessão espírita

Derrotado, o tucano José Serra “ressuscitou” Jânio, dizendo ter “enfrentado forças terríveis”. Mas não falava com o espelho…

Fui!

O ministro Nelson Jobim cai fora amanhã, após a derrota do velho amigo Serra: vai em missão oficial de uma semana à Itália e Alemanha.

Aécio e Eduardo Campos

Jovens parlamentares eleitos em 3 de outubro tentam articular a união do senador tucano Aécio Neves (MG) a Eduardo Campos, governador de Pernambuco, na criação de um novo partido ou na transferência do mineiro para o Partido Socialista Brasileiro. A idéia é unir no PSB representantes da nova geração de políticos que encantaram o eleitorado e se tornaram campeões de votos, este ano. Só falta combinar com a lei de fidelidade partidária, que precisa ser alterada.

Entusiasta

Um dos entusiastas da aproximação é o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), amigo e admirador de Eduardo Campos e Aécio Neves.

Presidente mundial

Com a popularidade nas alturas também na América Latina, Lula deve estar pensando em se candidatar a presidente da Argentina, em 2011.

Costas largas

Lula livrou Dilma do ônus de uma ex-guerrilheira dar asilo a um ex-terrorista. Cesare Battisti ficará no Brasil, ou melhor, em casa.

Seu nome é vaidade

Celso Amorim (Relações Exteriores) tenta ficar no cargo até meados de 2012, quando completa 70 anos. Quer superar com folga o recorde do Barão de Rio Branco, chanceler por quatro governos, de 1902 a 1912.

O finado

Pelo menos até domingo estaremos livres do assessor top-top Marco Aurélio Garcia: embarcou no Dia de Finados para Biarritz, na França, para um daqueles seminários que só não dão praia porque é inverno.

A sucessora

Economista, a presidente eleita terá, diante de Lula,  seu batismo de fogo na reunião do G-20, nos próximos dias 11 e 12, na Coreia do Sul, quando as maiores economias do planeta e as emergentes discutirão o desequilíbrio monetário mundial com a queda do dólar. Tá feia a coisa.

Reconhecimento

Luiz Fernando Correia é o favorito para seguir diretor-geral da Polícia Federal. O conceito dele no Palácio do Planalto é o de que “pacificou a PF”. Mas pode virar adido policial na Europa, no país que escolher.

Eles vêm de longe

“Conselhos de comunicação”, de inspiração fascista, germinam desde os anos de 90, quando uma editora-chefe foi “punida” com “sindicância ética”, no Sindicato dos Jornalistas do Rio, por trabalhar durante curta greve. Ela recorreu à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mão amiga

O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), quebrou um galho para José Serra. Baixou decreto proibindo a participação de cooperativas de trabalho em licitações estaduais. Serra concordava com a medida, mas não a adotou temendo desgastes eleitorais. 

Encruzilhada

Dilma tem um problemão, com a promessa de diminuir despesas: ou reduz o tamanho do Estado, incluindo aí o excesso de “cumpanhêros” nas boquinhas, ou investe menos no social. E aí, emPACou geral.

Nem aí

O Brasil tem 600.000 advogados, 15 mil juízes e 10 mil procuradores, além de quase dois milhões de bacharéis que não são advogados porque não têm exame de Ordem. Apesar disso, Lula tem dificuldade de escolher um para ser ministro do Supremo Tribunal Federal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas