quarta-feira, 8 de maio, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 8 de maio, 2024

Um Recordista Vitorioso

- Publicidade -

Lauro Bezerra
Professor da UFRN

O povo norte-rio-grandense reelegeu Agnelo Alves para a Assembleia Legislativa. O parlamentar-jornalista bate o recorde, aos 82 anos, como mais idoso desde a Assembleia Provincial instalada em 02/02/1835. Antes dele, Theodorico Bezerra concluiu seu último mandato em 1983 quando completara 80 anos.

Conheço Agnelo desde os idos de 1945. Éramos colegas de internato do Colégio Marista de Natal. No ano seguinte, ainda adolescente, enfrentou e venceu infecção pulmonar. Deixou os estudos. Foi para o Rio de Janeiro com seu irmão Aluízio Alves. Curado pela sua resistência e a força de Deus, iniciou sua brilhante carreira de jornalista autodidata. Trabalhou nos jornais mais destacados da velha capital brasileira.

 Voltou ao Rio Grande do Norte em 1960. Participou da maior campanha popular com a vitória de Aluízio Alves para governar o Estado. Agradeceu honroso convite do jornalista Carlos Castelo Branco para trabalhar na Assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto no governo Jânio Quadros. Fez opção de servir ao Rio Grande do Norte no governo inovador de Aluízio. Foi chefe da Casa Civil. Instalou e dirigiu a FUNDAP e coordenou o primeiro programa de habitação popular brasileira. Está aí a obra do bairro Cidade da Esperança.

No ano de 1965, em campanha memorável, ao lado de Monsenhor Walfredo Gurgel, foi eleito prefeito constitucional de Natal. Realizava excelente administração, essa interrompida pelo regime militar. Foi preso e perseguido. Resistiu a tudo.

Interrogado por inquisidores que extrapolavam os objetivos do movimento civil militar de 1964, declarou: “Se existirem erros na administração de Natal, assumirei como único responsável. E as realizações em benefício do povo dividirei com meus auxiliares”. Atitude corajosa e pouco comum.

Anos depois, convidado pelo povo de Parnamirim, disputou e venceu a eleição para prefeito. Fez um extraordinário trabalho que resultou em sua reeleição para um segundo mandato.

Ouvi inúmeros depoimentos de parnamirinenses de que Agnelo realizou mais que todos seus antecessores desde que Parnamirim teve autonomia depois de ser Distrito de Natal.

No segundo mandato parlamentar, com experiência de dois anos no Senado Federal e de cargos eletivos anteriores, realizará um promissor trabalho para o bem do Rio Grande do Norte. Continuará servindo ao povo com competência, serenidade, independência e fidelidade aos compromissos para o bem comum.

 Recordista de vitórias e na idade marcará sua presença. Sua história ficará registrada no futuro pelo Memorial do Legislativo Potiguar. Será a voz de um grande jornalista de rádio, TV e jornal na defesa intransigente do nosso Estado e de nossa gente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas