terça-feira, 30 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Zika tem mais de 6 mil suspeitas

- Publicidade -

O Estado tem 73 casos de zika vírus confirmados e  6.261 notificações desde janeiro deste ano, embora o Ministério da Saúde diga que a introdução no Brasil do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti – o mesmo da dengue e chikungunya -, tenha sido a partir de maio. Os dados foram repassados pela subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da
Saúde Pública (Sesap), Kristiane Carvalho Fialho.
Hospital Pedro Bezerra, na zona norte de Natal, tem maior registro de microcefalia por ser referência para casos de média e alta complexidade na rede Sus
Em relação ao vírus da dengue,  até o dia 7 de novembro (semana epidemiológica 44), a Sesap confirma 5.528 casos dentre 26.577 casos suspeitos notificados.

Segundo a Sesap, os municípios com maior número de casos de zika vírus eram, até ontem, Natal (22) – que responde por 30,14% dos casos da doença no Estado, contra 69,86% do interior -, Parnamirim (14) e Guamaré (10).

Kristiane Fialho admite também, que pode ocorrer subnotificação de casos desta doença, a exemplo do que acontece com outras patologias. No caso do zika tem um agravante, “porque é uma doença nova pra gente, começou a circular na África (anos 40) e é muito parecida com os sintomas da dengue e da febre chikungunya”, avalia.

#SAIBAMAIS#A subcoordenadora estadual da Vigilância Epidemiológica diz que o diagnóstico do zika tem algumas diferenças – “o que se relata é que o zika dá uma febre baixa na pessoa, que fica prostrada um pouco e tem dores como a dengue, que tem como marcador a febre alta, mas o diferencial maior do zika é a coceira, que a dengue não dá”.

Kristiane Fialho disse, ainda, que a literatura científica a respeito do vírus zika “tem pouca coisa escrita”, afora o fato de que para o caso de coleta de amostras de sangue para investigação da dengue, existe a sorologia e o isolamento viral”. O  que não acontece com o zika, para o qual só se faz o isolamento viral, que tem de ser feito até o sexto dia da virose, período em que o vírus está circulando no organismo do paciente acometido da doença.

“Não existe sorologia para o zika no país e nem no mundo, mas o Ministério da Saúde está tentando conseguir junto à Organização Pan-americana de Saúde (Opas) alguns kits para o país, que só tem kits do isolamento viral”, confirmou.

A recomendação é que se faça o isolamento do vírus quando ele está circulando no organismo no prazo de 72 horas de quando iniciaram os sintomas. Casos contrário, não se consegue isolar o vírus.

Quanto às subnotificações, existe demora em inserir dados nos sistemas de informação da Sesap pelos municípios. A notificação é importante para que o Estado possa monitorar o comportamento das doenças. “Às vezes o médico deixa de notificar, mas qualquer profissional de saúde pode fazer uma notificação”.

Zika vírus
Casos notificados no RN

Natal     22
Parnamirim    14
Guamaré     10
Nova Cruz    7
Jandaira    3
Caiçara do Rio do Vento     2
Ceará Mirim      2
Galinhos     2
Passa e Fica      2
Acari      1
Extremoz      1
Macaíba      1
Parelhas    1
São Gonçalo do Amarante    1
São Pedro    1
São Paulo do Potengi     1
Ignorado      2

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas