quarta-feira, 1 de maio, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 1 de maio, 2024

Programas nos museus

- Publicidade -

Com o intuito de sensibilizar para o papel desses espaços culturais no desenvolvimento da sociedade que foi criado a Semana Nacional de Museus, iniciativa do Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que também celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A ideia é aproveitar a Semana para levar as coleções de museus a um maior número de visitantes, de todas as idades, para que se aproximem desses espaços para desfrutar de suas programações.
No Ludovicus, Ângela Almeida expõe a série “Canto de Muro”
Neste ano serão oferecidos 4.570 eventos, em mais de 600 municípios brasileiros. São exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras programadas pelas 1.378 instituições participantes.

Segundo um estudo do Ibram sobre as 13 edições do evento, o público das instituições participantes chegou a dobrar, o que revela o fortalecimento da imagem e o aumento da visibilidade das instituições, além de apontar o envolvimento da comunidade e sua integração com os museus brasileiros.

#SAIBAMAIS#No Rio Grande do Norte, algumas instituições oferecem programação para o período, que vai até 24 de maio. Mas nem todas as portas estarão abertas. Com o Museu Café Filho fechado desde 2009 e outros funcionando de forma parcial , é preciso aproveitar a oportunidade para reevisitar esses espaços.

No Museu Câmara Cascudo (av. Hermes da Fonseca), a programação tem início na terça-feira (19), às 15h, com a palestra “Quando os Dinossauros Ganharam os Céus”, proferida por Glaudson Albuquerque, aluno de Ciências Biológicas da UFRN. Já nos dias 20 e 22, às 15h, acontece uma oficina de origamis ministrada por Eugênio Rangel. Nos dias 21 e 23, das 9h3 às 17h, tem a exibição de vídeos das comunidades indígenas do Rio Grande do Norte, disponibilizados pelo Grupo Paraupaba, vinculada ao Museu. O visitante também podem conferir as exposições ‘Etnologia, Cultura e Identidade Indígenas: um novo olhar’ e ‘Anatomia Comparada’, ambas 1º andar, e ‘Paleontologia no MCC/UFRN’, no térreo. Durante esta semana a entrada é gratuita.

A programação do Memorial envolve a recém-inaugurada exposição “Ninhos de Pedra”, do fotógrafo Marcos Cavalcanti. A mostra é resultado de sua viagem pela Europa, onde capturou em instantâneos a inusitada  simbiose entre a arte (esculturas) e a natureza (aves). No piso superior do prédio, continua a exposição permanente “História da Cidade do Natal”, inspirada na obra de Luís da Câmara Cascudo com o mesmo título. Trata-se de um passeio pelos mais de 400 anos de história da cidade. No dia 20, às 16 horas, em frente a instituição será realizado o show de Mamulengos do artista Heraldo Lins, com o tema “Educação pela preservação”.

Pinacoteca do RN
Na antiga governadoria, as atividades se concentram no dia 21, a partir das 10h, com a palestra “Práticas de Sustentabilidade”, ministrada pela bióloga e técnica do Idema-RN, Hortência de Carvalho. As 15h acontece uma oficina de brinquedos, promovida pelo Idema, com a técnica Mércia Freitas. Por fim, o lançamento da instalação “Container de Pandora”, às 19h. O trabalho, mediado pelo artista plástico Guaraci Gabriel, com os artistas convidados Felipe Bezerra e Lucas Mds, já foi apresentado na Bienal de Havana.

Instituto Ludovicus
Na casa de Câmara Cascudo, por ocasião da Semana dos Museus, será aberta ao público a intervenção fotográfica “Canto de Muro”, da artista plástica e fotógrafa Angela Almeida, na terça-feira (19), às 16h. A série fotográfica se define como uma leitura estética do romance de costumes “Canto de Muro”, escrito por Cascudo. O trabalho é composto de 42 fotografias ampliadas no tamanho de 88 x 1,20 cada, que estarão expostas no muro lateral interno do Instituto, logo ali na entrada, compondo um mural em que se destaca o universo ficcional do livro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas